Imprensa / Notícias do Setor / Indices

11/07/2016



ÍNDICE DE VISITAS EM SHOPPING CENTERS ABRASCE-FX JUNHO DE 2016


Fluxo de visitantes a shopping centers recua 1,48% em junho, aponta índice Índice de Visitas em Shoppings - Abrasce - FX


O fluxo de visitantes nos centros de compras do país recuou 1,48% em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado. É o que aponta o índice IVSC (Índice de Visitas a Shopping Centers), realizado pela ABRASCE em parceria com a FX Flow Intelligence, empresa especializada no monitoramento de fluxo do varejo. A pesquisa é mensal e leva em conta os dados obtidos pela companhia no acompanhamento dos consumidores nos principais shoppings do país.

 

JUNHO 16 X JUNHO 15
De acordo com o levantamento, a região Sul registrou o maior recuo, com retração de 6,49%, seguido do Sudeste com 3,45%. No acumulado do ano até o momento, a queda é de 4,63% em relação a 2015. Só na semana do dia dos namorados, ente 6 a 12 de junho, o recuo foi de 3,26%. Mesmo assim, já é possível identificar os primeiros sinais de melhora, a partir do aumento registrado no Nordeste, de 2,04%.


 

Para Marcelo Tavares, CEO da FX Flow Intelligence, o varejista já pode ficar um pouco mais otimista para o segundo semestre. “Estamos em queda e o país ainda precisa de fôlego econômico para melhorar, mas com as datas comemorativas dos próximos seis meses e as promoções previstas com o fim da coleção outono/inverno, é possível vislumbrar um cenário mais positivo”, explica.

 Sobre o IVSC:
O Índice de Visitas em Shopping Centers (IVSC)foi desenvolvido pela Abrasce em parceria com a FX com o objetivo de apresentar dados certificados, com números oficiais, para o desenvolvimento de políticas setoriais da indústria de shopping centers no Brasil.
O Índice é elaborado a partir do monitoramento de fluxo de consumidores nos Shopping Centers de todo o país, indicando as variações relativas em períodos mensais e anuais.
O tem divulgação pública mensal no dia 10 e é uma prévia ao Monitoramento de Mercado Abrasce – Relatório mensal que acompanha as variações de vendas do setor,divulgado todo dia 30, de acesso exclusivo aos associados.