Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

31/05/2016



REDE DE RESTAURANTES TEMÁTICOS ESTÁ DE OLHO NOS SHOPPINGS


Considerada a primeira rede de gastronomia para clubes de futebol do mundo, a Sportfood já fechou contrato com sete grandes times brasileiros




 

Por Ticiana Werneck

 

 

Aproveitar a visibilidade e a força das marcas dos clubes de futebol e seus mais de 160 milhões de torcedores e o potente mercado de alimentação. Essa foi a grande sacada da empresa Sportfood, fundada pelo economista Fernando Ferreira.

 

Ferreira, que trabalhava com consultoria e gestão de marketing esportivo, conta que começou a perceber o potencial do negócio há quatro anos. “Clubes são mais que times de futebol. São marcas poderosas que inspiram atributos na cabeça do consumidor”, comenta.

 

Com isso em mente, Ferreira montou a Sportfood, uma rede de franquias de restaurantes temáticos, considerada a primeira rede de gastronomia para clubes de futebol do mundo. Ela já fechou contrato com sete clubes de futebol, cada um com sua proposta e identidade: Hamburgueria 1903 (Grêmio), Loucos e Fiéis (Corinthians), Belmiro´s (Santos), Cantina Palestra (Palmeiras), Cruzeiro Esporte Burguer (Cruzeiro), Casa do Almirante (Vasco) e Caldeirão Tricolor (Bahia).

 

Cada marca expressa a rica história de cada time nos mínimos detalhes. “Não é só a cor do time e escudo, fizemos um estudo profundo dos elementos que expressam cada time para recriar esta experiência sensorial nos restaurantes desde a escolha do cardápio até o ambiente e ações promocionais”, comenta o empresário.

 

No restaurante, a TV transmite gols históricos e o rádio, músicas relacionadas ao time e narração dos principais jogos. “O futebol é um grande provedor de experiências, e é possível recriar este envolvimento fora do estádio”, diz.

 

Quando o assunto é promoção ou ação de marketing, as possibilidades são tremendas. Além de poder usar jogadores e ex-jogadores, os restaurantes também podem abusar do bom humor.

 

No último Grenal, a Hamburgueria 1903, do Grêmio, criou uma promoção com enorme repercussão, e batizou um de seus sanduíches de “407”, em alusão ao clássico, quando o Grêmio marcou 5x0. Foram cinco dias de promoção do combo com cinco itens. No restaurante, nada é vermelho (numa clara brincadeira com o rival Inter). Os ketchups possuem uma cobertura azul, e a geladeira da Coca-Cola é preta. “Nenhum garçom usa caneta vermelha”, revela Ferreira entre risos.

 

A Hamburgueria 1903 já possui quatro unidades em funcionamento – duas delas em shoppings. A experiência de estar presente em praças de alimentação vem surpreendendo. “No início havia uma preocupação por parte dos malls pois era um negócio muito inovador, mas após dois anos em operação posso dizer que temos batido recordes de movimento”, comenta. Tanto que hoje os shoppings são parte fundamental da expansão da rede. “Temos dedicado tempo para nos reunir com os malls e apresentar o projeto”, conta Ferreira.

 

Atualmente, a rede possui quatro restaurantes abertos (do Grêmio) e dez em fase de obras – quatro devem ser inaugurados entre julho e agosto, com as bandeiras de Palmeiras e Cruzeiro.