Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

13/05/2016



VENCEDOR DO PRÊMIO ABRASCE 2015 DÁ AULA DE SUSTENTABILIDADE


Projeto Semeando o Futuro, do Shopping Guararapes, vencedor do Prêmio Abrasce em 2015, continua evoluindo e ganhou horta orgânica

 


 

Por Ticiana Werneck

 

 

O espaço Semeando o Futuro, anexo ao estacionamento do Shopping Guararapes, em Recife, foi inaugurado no Dia Mundial do Planeta Terra. E desde então tornou-se um espaço para a difusão de sustentabilidade. “Não temos conhecimento de um projeto com este conceito sendo praticado por outros shoppings”, comenta Dora Linhares, gerente de marketing do Shopping Guararapes.


Tal inovação rendeu em 2015 o ouro no Prêmio Newton Rique de Sustentabilidade concedido pela Abrasce, ao melhor projeto em shopping centers dessa área no ano.

 

Na visão de Dora, o grande diferencial da iniciativa é que ela não apenas recuperou uma área do shopping antes tratada como canteiro de obras, como embelezou o local e trouxe para a comunidade o acesso à educação ambiental com uma sala de aula ao ar livre.

 

O espaço Semeando o Futuro abriga flora nativa dos biomas de Pernambuco, do litoral ao sertão nordestino, e é sede para eventos, palestras e aulas sobre o tema. Lá estão mais de 40 espécies nativas ameaçadas de extinção, e são produzidas mudas que serão plantadas nos jardins do mall.

 

O projeto também reduz o impacto ambiental, já que, mensalmente, cerca de 1,3 tonelada de resíduos orgânicos gerados pelo empreendimento, é tratada no local por meio de compostagem. “Isso promoveu economia com a redução das caçambas estacionárias. Ou seja, é  um projeto que funciona em 360 graus, atendendo comunidade e meio ambiente, ao mesmo tempo em que gera economia para o empreendimento”, acrescenta Dora.

 

Em termos financeiros, o projeto reduziu em 45% as despesas com jardim e em R$ 8 mil os custos com caçambas estacionárias.

 

Para 2016, Dora comenta que o shopping também irá inscrever um case. “Em 2015, o fato de termos ganhado o prêmio fortaleceu o sentimento de orgulho entre os funcionários e lojistas do shopping”, comenta.

 

O projeto vencedor Semeando o Futuro continua e vem evoluindo. Agora conta com uma horta orgânica produzida pelas crianças do Instituto Peró, mantido pelo shopping. Recentemente, em seu aniversário de um ano, o projeto recebeu uma comemoração com participação de todos os funcionários.

 


 

**

Inscreva seu case no Prêmio Abrasce 2016 até 30 de maio. São seis categorias: Marketing/ Campanhas Institucionais, Marketing/Eventos e Promoções, Marketing/Campanhas de Natal, Expansão & Revitalização, Novos Projetos e Newton Rique de Sustentabilidade. http://portaldoshopping.com.br/premio-abrasce