Imprensa / Notícias do Setor / Indices

06/05/2016



IVSC, ÍNDICE DE VISITAS EM SHOPPING CENTERS ABRASCE-FX ABRIL DE 2016


Fluxo de visitantes a shopping centers cresce em relação a março, aponta índice IVSC-Abrasce

Por Equipe FX em 05.05.2016
 



O fluxo de visitantes nos centros de compras do país recuou 5,51% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado. É o que aponta o índice IVSC (Índice de Visitas a Shopping Centers), realizado pela ABRASCE em parceria com a FX Flow Intelligence, empresa especializada no monitoramento de fluxo do varejo. A pesquisa é mensal e leva em conta os dados obtidos pela companhia no acompanhamento dos consumidores nos principais centros de compras do país.

MA16 X MAR 15


De acordo com o levantamento, a região Sul registrou o maior recuo, com retração de 12,28% no período. O Nordeste teve um decréscimo de 8,98% e o Sudeste caiu 3,42% no número de visitantes. No acumulado do ano até o momento, a queda é de 4,98% em relação a 2015.

ACUMULADO 16


Em contrapartida, os shopping centers começam a dar sinais de recuperação no país. Na comparação com março de 2016, o crescimento de abril foi de 10,47%. Este é o segundo aumento consecutivo na comparação mês a mês – de fevereiro para março o fluxo de visitantes já havia subido 28%.

MAR 16 X FEV 16

“Promoções de queima de estoque,  o término de estações como verão e eventos infantis relacionados a Páscoa são os prováveis motivos para explicar o crescimento no número de pessoas nos centros de compras. No ano passado, por exemplo, este mesmo período também registrou alta no índice em comparação a 2014”, conclui Marcelo Tavares, CEO da FX Flow Intelligence.

Obs. Os indicadores de fluxo das regiões Centro Oeste e Norte não são apresentados separadamente pois o número de participantes nestas regiões não é estatisticamente suficiente para a segmentação. 

Sobre o IVSC:
O Índice de Visitas em Shopping Centers (IVSC)foi desenvolvido pela Abrasce em parceria com a FX com o objetivo de apresentar dados certificados, com números oficiais, para o desenvolvimento de políticas setoriais da indústria de shopping centers no Brasil.
O Índice é elaborado a partir do monitoramento de fluxo de consumidores nos Shopping Centers de todo o país, indicando as variações relativas em períodos mensais e anuais.
O tem divulgação pública mensal no dia 10 e é uma prévia ao Monitoramento de Mercado Abrasce – Relatório mensal que acompanha as variações de vendas do setor,divulgado todo dia 30, de acesso exclusivo aos associados.