Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

03/05/2016



OS NÚMEROS ATUALIZADOS DO SETOR DE SHOPPING CENTERS


Área de inteligência da Abrasce acaba de atualizar os números da indústria; setor soma 546 empreendimentos, e um total de 1.048.872 empregos gerados

 

Por Ticiana Werneck

 

Os números do setor de shopping centers acabam de ser atualizados pela área de inteligência da Abrasce.

A indústria brasileira de shoppings soma agora 546 empreendimentos – oito foram inaugurados desde janeiro: Juá Garden Shopping (Juazeiro, BA), Via Café Garden Shopping (Varginha, MG), Venâncio Shopping (Brasília, DF), Nações Shopping (Criciúma, SC), Shopping Cerrado (Goiânia, GO), Aurora Shopping (Londrina, PR), Cantareira Norte Shopping (São Paulo, SP) Shopping Nova Iguaçu (Nova Iguaçu, RJ).

O setor soma 14,909 milhões de ABL (área bruta locável), 782.607 vagas para carros, 99.730 lojas, sendo que 2.992 são lojas âncoras, 1.995 megalojas, 6.981 lojas de serviços e 73.801 lojas satélites.

 

O setor soma 2.621 salas de cinema, 12.965 pontos de alimentação e 997 opções de lazer.

Até dezembro de 2015, o setor alcançava um total de 1.032.776 empregos gerados – número que subiu para 1.048.872 em abril de 2016.

São Paulo continua sendo o estado com o maior número de shoppings em operação: 174, num total de 5.199.857 de ABL. Ele é seguido por Rio de Janeiro (66 empreendimentos), Minas Gerais (45), Rio Grande do Sul (37), e Paraná (32)

Estes números mudam a todo momento. Até o final de 2016, estão previstas a inauguração de 21 empreendimentos, fazendo com que o setor atinja um total de 567 shopping centers.



Crescimento em vendas

Em 2015, o setor registrou crescimento de vendas de 6,5%. Em termos comparativos, os grupos de shopping centers que possuem capital aberto apresentaram um aumento médio de vendas de 7,45% no mesmo período.

Para 2016, é esperado crescimento similar. “Será um crescimento um pouco mais morno no primeiro semestre, com eventual aceleração no segundo semestre”, acredita Adriana Colloca, superintendente da Abrasce, que acrescenta: “Temos esperança que o País encontre respostas satisfatórias e rápidas para as crises política e econômica atualmente enfrentadas. Esperamos que a Olimpíada dê um sopro de ânimo ao consumidor, aos empresários, e que atraia muitos turistas estrangeiros para o Brasil. E que 2017 chegue logo!”

 

Índice aponta aumento no fluxo de visitantes

Levantamento feito pela Abrasce, em parceria com a FX Flow Intelligence, revela que o fluxo de visitantes nos centros de compras brasileiros cresceu 3,3% em fevereiro de 2016, na comparação com o mesmo período do ano passado. A pesquisa leva em conta os dados obtidos no acompanhamento dos consumidores em alguns dos principais shoppings do país.

“Temos observado que nos últimos três meses os indicadores de fluxo e de vendas têm apresentado sinais de melhora, com quedas cada vez menos acentuadas. Acreditamos que esse seja, provavelmente, o primeiro mês de retomada do crescimento”, comenta Huayna Perez, analista de inteligência da Abrasce.

Um dos fatores que podem ter contribuído para o aumento

do fluxo de visitantes nos shoppings em fevereiro deste ano, comparado com 2015, foi o grande número de lançamentos de filmes, o que motivou as pessoas a ir ao cinema. Outro ponto observado é que o ano de 2016 é bissexto, o que garante um dia a mais de vendas. “A alta nacional no mês se refletiu basicamente em razão de termos tido um número maior de dias úteis neste ano em comparação com fevereiro do ano passado”, comenta MarceloTavares, CEO da FX Flow Intelligence.

 

Na comparação com janeiro deste ano, o indicador

apontou queda no fluxo de pessoas, com retração de

17,90%. O desempenho negativo em fevereiro no comparativo com o mês anterior foi esperado. Um dos fatores que contribuíram para isso foi o Carnaval, época em

que o fluxo de visitantes em shopping centers diminui.

Em tempo: em 2015, os shoppings brasileiros receberam um total de 444 milhões de visitantes

Para acompanhar os números do setor, acesse:http://www.portaldoshopping.com.br/monitoramento