A Multiplan divulgou há pouco o resultado do primeiro
trimestre de 2016. Apesar do início de ano difícil para o comércio em geral, as
vendas dos lojistas dos shoppings do grupo foram de R$ 3,0 bilhões no primeiro trimestre, um
aumento de R$ 91,3 milhões sobre o mesmo período de 2015, 3,1% maior. As vendas nas mesmas áreas tiveram alta de
4,2% em relação ao primeiro trimestre de 2015, o que demostra o efetivo acerto
da empresa na busca por melhorias de mix de lojas.
No primeiro trimestre do ano, a receita de locação cresceu 6,7%, com o aluguel nas mesmas lojas se expandindo 5,8%, em relação ao mesmo período do ano passado.
A ocupação também permaneceu em linha com a média dos últimos cinco primeiros trimestres, em 97,9%, representando portanto um forte início para um ano desafiador. Os primeiros dez shopping centers abertos pela Multiplan apresentaram uma taxa de ocupação média de 98,9%, reforçando a tese de que shopping centers consolidados com alta produtividade são capazes de alcançar e manter taxas de ocupação elevadas na comparação com a média do mercado.
Apesar do aumento da taxa básica de juros, o lucro líquido apresentou um crescimento de 0,7% sobre o mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 70,1 milhões, devido principalmente ao crescimento de 5,3% na receita líquida, conduzido pelos aumentos nas receitas de serviços (+34,3%) e estacionamento (+9,4%). Nos últimos 12 meses, o lucro líquido foi de R$ 362,7 milhões, 2,1% mais alto do que no mesmo período do ano anterior.
A razão dívida líquida/EBITDA apresenta leve queda para 2,33x, como resultado do aumento do caixa e disponibilidades de caixa para R$ 464,1 milhões. A Multiplan possui toda sua dívida em moeda local (Reais).
A ação MULT3 na BM&FBOVESPA valorizou 41,3% no 1T16, precificada em R$ 53,70 ao fim do trimestre. O volume médio diário foi de R$ 40,6 milhões no período.
Sobre a Multiplan – Atualmente, possui 18 shopping centers distribuídos pelo país: BarraShopping, New York City Center, ParkShoppingCampoGrande e VillageMall, no Rio de Janeiro (RJ); BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi, em Belo Horizonte (MG); MorumbiShopping, ShoppingAnáliaFranco e ShoppingVilaOlímpia, em São Paulo (SP); JundiaíShopping, em Jundiaí (SP); ParkShoppingSãoCaetano, em São Caetano do Sul (SP); RibeirãoShopping e Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP); ParkShopping, em Brasília (DF); ParkShoppingBarigüi, em Curitiba (PR); BarraShoppingSul, em Porto Alegre (RS); e Parque Shopping Maceió, em Maceió (AL). O portfólio de shopping centers em operação totaliza uma ABL de 770.206 m², mais de 5.400 lojas e tráfego anual de consumidores estimado em 180 milhões. A Multiplan detém participação média de 73,8% em seus shoppings. Adicionalmente, a empresa possui dois conjuntos de torres comerciais com ABL total de 87.558 m², que somada à área de shopping centers, totaliza uma ABL de 857.828 m².
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