Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

28/04/2016



VENDAS DOS SHOPPINGS MULTIPLAN CRESCEM R$90 MI NO 1O TRI DESTE ANO


A Multiplan divulgou há pouco o resultado do primeiro trimestre de 2016. Apesar do início de ano difícil para o comércio em geral, as vendas dos lojistas dos shoppings do grupo foram de R$ 3,0 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de R$ 91,3 milhões sobre o mesmo período de 2015, 3,1% maior. As vendas nas mesmas áreas tiveram alta de 4,2% em relação ao primeiro trimestre de 2015, o que demostra o efetivo acerto da empresa na busca por melhorias de mix de lojas.

 

No primeiro trimestre do ano, a receita de locação cresceu 6,7%, com o aluguel nas mesmas lojas se expandindo 5,8%, em relação ao mesmo período do ano passado.

 

A ocupação também permaneceu em linha com a média dos últimos cinco primeiros trimestres, em 97,9%, representando portanto um forte início para um ano desafiador. Os primeiros dez shopping centers abertos pela Multiplan apresentaram uma taxa de ocupação média de 98,9%, reforçando a tese de que shopping centers consolidados com alta produtividade são capazes de alcançar e manter taxas de ocupação elevadas na comparação com a média do mercado.

 

Apesar do aumento da taxa básica de juros, o lucro líquido apresentou um crescimento de 0,7% sobre o mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 70,1 milhões, devido principalmente ao crescimento de 5,3% na receita líquida, conduzido pelos aumentos nas receitas de serviços (+34,3%) e estacionamento (+9,4%). Nos últimos 12 meses, o lucro líquido foi de R$ 362,7 milhões, 2,1% mais alto do que no mesmo período do ano anterior.

 

A razão dívida líquida/EBITDA apresenta leve queda para 2,33x, como resultado do aumento do caixa e disponibilidades de caixa para R$ 464,1 milhões. A Multiplan possui toda sua dívida em  moeda local (Reais).

 

A ação MULT3 na BM&FBOVESPA valorizou 41,3% no 1T16, precificada em R$ 53,70 ao fim do trimestre. O volume médio diário foi de R$ 40,6 milhões no período.

 

Sobre a Multiplan – Atualmente, possui 18 shopping centers distribuídos pelo país: BarraShopping, New York City Center, ParkShoppingCampoGrande e VillageMall, no Rio de Janeiro (RJ); BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi, em Belo Horizonte (MG); MorumbiShopping, ShoppingAnáliaFranco e ShoppingVilaOlímpia, em São Paulo (SP); JundiaíShopping, em Jundiaí (SP); ParkShoppingSãoCaetano, em São Caetano do Sul (SP); RibeirãoShopping e Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto (SP); ParkShopping, em Brasília (DF); ParkShoppingBarigüi, em Curitiba (PR); BarraShoppingSul, em Porto Alegre (RS); e Parque Shopping Maceió, em Maceió (AL). O portfólio de shopping centers em operação totaliza uma ABL de 770.206 m², mais de 5.400 lojas e tráfego anual de consumidores estimado em 180 milhões. A Multiplan detém participação média de 73,8% em seus shoppings. Adicionalmente, a empresa possui dois conjuntos de torres comerciais com ABL total de 87.558 m², que somada à área de shopping centers, totaliza uma ABL de 857.828 m².

 

Paula Reiter
In Press Porter Novelli
55 21 - 3723-8126
55 21 - 9 8173-4133
www.inpresspni.com.br