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26/04/2016



MUDANDO DE NOME, AOS 40 ANOS, COM PROPRIEDADE



 

Conheça mais sobre o case do Shopping da Bahia, vencedor na categoria Marketing-Campanhas Institucionais do Prêmio Abrasce 2015; inscrições para o prêmio deste ano estão abertas

 

Por Ticiana Werneck

 

Na última edição do Prêmio Abrasce, em 2015, o Shopping da Bahia levou o ouro na categoria Marketing-Campanhas Institucionais, com o case de comemoração de seus 40 anos – o mesmo case também foi premiado recentemente pela ICSC América Latina. 

Para celebrar a data de aniversário, o então Shopping Iguatemi Salvador foi rebatizado e se tornou o Shopping da Bahia. Toda a campanha foi baseada no conceito “O shopping da Bahia agora se chama Shopping da Bahia. E pede a sua benção”.

Na opinião da gerente de marketing do mall, Izabel Ciacci, o diferencial desse case foi “com certeza a autenticidade da mensagem”. “Nenhum empreendimento local”, continua ela, “poderia se apropriar do nome do estado e fazer isso com tanta veracidade quanto o nosso shopping. E essa autenticidade fica evidente em quem vê as peças. Isso comprova a nossa reputação de ícone da cidade, que ficou legitimada em pesquisas prévias que nos municiaram de informações para brifar a campanha para a nossa agência”.

Izabel lembra que na época da mudança do nome, janeiro de 2015, o clima entre os colaboradores era de ansiedade. “Mudar o nome depois de 40 anos sempre gera muita expectativa. Mas o Prêmio Abrasce foi uma espécie de carimbo de que seguimos no caminho certo”.

 

Para este ano, o mall também irá se inscrever no Prêmio Abrasce 2016. “Sempre participamos, pois estar na liderança nos traz a responsabilidade de sempre apresentar novidades, tendências, histórias interessantes. E o prêmio Abrasce é uma ótima plataforma para contar essas histórias”, comenta Izabel.

 

O Prêmio Abrasce Marketing Campanhas Institucionais tem como objetivo estimular os shoppings associados a apresentar as suas melhores práticas, iniciativas e projetos na área de marketing, com foco em campanhas publicitárias, gerando reconhecimento e troca de conhecimentos para a indústria de shopping gcenters, valorizando os associados que mais se destacaram em ações institucionais/publicitárias. As inscrições vão até dia 30 de maio, e os finalistas serão anunciados dia 10 de agosto. A premiação ocorrerá em São Paulo, no Transamérica Expocenter, no dia 12 de setembro.

 

Para saber mais sobre o Prêmio Abrasce 2016, acesse: http://portaldoshopping.com.br/premio-abrasce

 

 

Relembre o case Shopping da Bahia 40 anos

O ano de 2015 começou com novidades para o principal centro de compras do estado da Bahia. No dia 08 de janeiro, a fachada mais famosa de Salvador amanheceu de cara nova. O Shopping Iguatemi assumiu nova identidade visual, novo nome e logomarca, passando a se chamar Shopping da Bahia.

 

A novidade abriu as comemorações do aniversário de 40 anos do empreendimento, que foi fundado em 1975, pelo empreendedor paraibano Newton Rique. Naquele momento, Salvador recebia o segundo shopping center do Brasil e primeiro do Nordeste.

 

“O que motivou nossa decisão é o mesmo sentimento que vem conduzindo esse empreendimento em toda sua história. O amor pela Bahia. Precisávamos pensar numa ação grandiosa para comemorar nossos 40 anos, afinal, somos o segundo shopping inaugurado no Brasil e temos uma história de cumplicidade com o povo baiano. Por isso, nada melhor do que homenagear a terra que transformou esse shopping num case nacional de sucesso”, afirma Ewerton Visco, diretor da Aliansce Shopping Center S.A, empresa que administra e é a principal acionista do empreendimento.

 

Além da relação de proximidade entre o shopping e os baianos, a nova identidade visual fortaleceu a presença da Aliansce Shopping Center S.A no mercado local. A empresa, que já administra outros centros de compras no estado, não era a detentora da marca “Iguatemi”, que pertence ao Grupo Jereissati.

 

“Todo o processo foi feito em parceria com o Grupo Jereissati, mantendo a relação histórica das duas empresas. Para muitos no mercado era estranho que um dos nossos principais empreendimentos não tivesse uma marca pertencente ao grupo. Por isso, decidimos que este era o momento ideal para assumirmos nossa identidade: somos o Shopping da Bahia”, reitera Visco.

 

GRIFES E ACORDES ESPECIAL

Para apresentar todas as novidades, o Shopping da Bahia preparou um evento especial para lojistas, imprensa e parceiros um dia antes da nova fachada. Com apresentação de Rita Batista e Alessandro Timbó, os mais de mil convidados conheceram, em primeira mão, toda a campanha criada pela agência Ideia 3. Para encerrar a noite, os convidados assistiram um show especial da Banda Eva.

 

SHOPPING DA BAHIA: À BAHIA, COM AMOR

O processo de escolha do novo nome e da nova logomarca começou um ano e meio antes. Para isso, o instituto de pesquisa CO.R, especializado em branding, estratégias de marca e inovação realizou uma pesquisa profunda com clientes, funcionários, lojistas e o público geral para entender a relação do baiano com o seu shopping. Também foram ouvidos especialistas e acadêmicos.

 

Todos os indícios mostravam que o empreendimento havia se tornado um ícone cultural, criado um novo vetor de desenvolvimento para a cidade, emprestado nome a diversos empreendimentos ao seu redor. A marca havia extrapolado o shopping. E o caminho natural seria fortalecer aquilo que o empreendimento tem de melhor, sua conexão com o baiano e com “as coisas da Bahia”.

 

Com esses resultados em mãos, profissionais da agência David – pertencente ao grupo Ogilvy – e da Ideia3 começaram a trabalhar em um novo posicionamento de marca, que geraria um novo nome, uma nova logomarca e um novo slogan.

 

“Ao soteropolitano que ama sua cidade, somos mais do que um shopping. Somos um ícone da nossa cultura. Por isso cuidamos da identidade da Bahia para que seja sempre motivo de orgulho para nós. Shopping da Bahia – à Bahia, com amor”.

 

CAMPANHA DO SHOPPING DE TODOS OS BAIANOS

Quando o Shopping Iguatemi de Salvador adotou ainda na década de 80 o slogan “Shopping da Bahia” ninguém poderia imaginar que um dia essa seria a sua própria denominação. Segundo shopping center mais antigo do Brasil, o Iguatemi Salvador completou 40 anos e aproveitou a data especial para assumir a sua identidade, construída ao longo de décadas, através de uma comunicação que tornou a marca referência de moda, lazer, hábitos e cultura.

 

A novidade foi comunicada aos baianos através de uma campanha publicitária, criada pela agência Ideia 3, com filmes de 60” e 30” para TV e cinema, jingle com diversas versões para rádio, anúncios de jornal e revista, outdoor, busdoor, MUB e peças de mall. As peças apresentavam a nova marca, que também passou a ser exibida na fachada.

 

A estratégia da campanha revelou grande ousadia da agência que, considerando o recall agregado do slogan shopping da Bahia, em nenhuma das peças mencionou o nome que deixou de existir: Shopping Iguatemi. Para isso utilizou códigos de imagem de outras campanhas, referências visuais, apostando na memória coletiva, o que facilitou ao público identificar o anunciante.

 

A campanha contou com a participação de vários artistas baianos: Bell Marques, Durval Lelys, Saulo Fernandes, Felipe Pezzoni, Márcio Victor e Adelmo Casé; misturados com pessoas comuns, clientes do shopping, lojistas, fornecedores e personalidades de destaque em várias áreas, todos, famosos e desconhecidos, tiveram o mesmo peso e importância na campanha. O objetivo foi mostrar como o Shopping da Bahia é de fato de todos os baianos.

 

No filme da primeira fase da campanha, o shopping, através de locução em off, pedia a bênção a seus clientes, lojistas, parceiros, funcionários e de todos os baianos para incorporar no nome, a Bahia, que sempre trouxe no coração. Na segunda etapa, o discurso foi no sentido de agradecer por tudo que a Bahia já deu ao shopping e destacava que Shopping da Bahia era mais do que um nome, era uma declaração de amor.