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18/04/2016



UM GIRO PELAS ÚLTIMAS MOVIMENTAÇÕES DO VAREJO


v Hope Lingerie inaugura primeira loja no Acre - Há 50 anos no mercado, a rede inaugurou a primeira unidade da rede no Acre, em Rio Branco, no Via Verde Shopping. A abertura da loja acompanha a estratégia de expansão da marca de alcançar a meta de 40 novas lojas até o final do ano.

 

De acordo com o diretor de expansão da rede, Sylvio Korytowski, expandir no norte do país é fundamental por conta da região ser promissora para potenciais negócios. “Estamos otimistas com a abertura da primeira loja no Acre. É a segunda unidade das sócias e franqueadas Daniele Couto e Keilla Rangel, que já possuem uma unidade em Porto Velho, Rondônia”, diz.

A Hope Lingerie criou modelos de negócios que tem como objetivo atender cidades entre 50 mil e 100 mil habitantes, e dessa forma disponibiliza seus produtos para um número cada vez maior de consumidores.

 

v Nutty Bavarian inaugura primeira operação nos EUA - A  rede especializada em grãos torrados e glaceados inicia a internacionalização da marca nos Estados Unidos. Pela primeira vez, a empresa terá um quiosque fora do território brasileiro, num dos pontos mais movimentados de Orlando, o Florida Mall - que recebe público mensal de 1,7 milhão.

A empresa leva para o mercado americano todo o know-how que foi desenvolvido e aplicado no Brasil, mas com uma nova marca, a “The Magic Bavarian Nuts”. “Embora seja uma marca originalmente americana e que foi trazida para o Brasil há 20 anos, nosso modelo de franquia é muito diferente e é justamente por esta razão que recebemos o convite para levarmos nosso “brazilian way” para agregar valor à marca como um todo, e mostrar ao público local nossas nuts e o design inovador de nossos quiosques. Estamos muito otimistas com a internacionalização da rede, manteremos toda a identidade visual, preparação, exposição e forma de venda que utilizamos aqui. Temos planos audaciosos para a expansão nos Estados Unidos e pretendemos encerrar 2016 com três unidades por lá”, afirma Adriana Auriemo, diretora da Nutty Bavarian.

Com investimento inicial de US$ 50 mil, o quiosque vai ter todas as características do que é feito no Brasil, mas terá o suporte da matriz americana, com relação aos equipamentos e matéria-prima, mas toda a gestão de funcionários e de produtos será feita pela rede brasileira. “Pode parecer confuso uma rede de origem americana, que foi importada para o Brasil, e que após duas décadas de sucesso, vai abrir unidades próprias, “tropicalizadas”, em território americano. Acho que isso é inédito, mas a própria rede local quer que estejamos lado a lado, fortalecendo ainda mais a operação nos Estados Unidos, embora ela já seja extremamente conhecida e bem aceita por seu público, em suas mais de duas mil unidades espalhadas por todo o país”, diz Auriemo.

Com 130 unidades no Brasil, a rede oferece aos franqueados todo o suporte necessário, como treinamento, orientação sobre o melhor ponto de venda, apoio e sugestões para conseguir um bom fluxo de comercialização. Nos Estados Unidos, a marca Nutty Bavarian trabalha atualmente apenas três opções de nuts, enquanto que na primeira unidade da rede brasileira, a empresa vai oferecer nove variedades para a escolha de seu novo público, em três tamanhos diferentes de cones (US$ 5,00, US$ 7,00 e US$ 10,00).


Segundo o estudo “Estágios de internacionalização das Franquias Brasileiras”, feito pela ESPM, em parceria com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o número de franquias brasileiras que atuam no exterior cresceu 14% no período entre 2012 e 2014, o que mostra um importante aumento e aceitação dos produtos em outros países. O mercado mais procurado para a internacionalização são os Estados Unidos, com 37 marcas brasileiras, e o setor de alimentação, que soma 18%, é o campeão de investimento na região, impulsionado pela desvalorização do real e recuperação do mercado norte-americano.

v Patroni tem planos ousados para o Rio de Janeiro - Apesar do momento de instabilidade econômica, a rede de pizzas, carnes e massas, tem planos de expansão para o Rio de Janeiro. Atualmente, das 192 lojas da rede, mais de 20 delas estão localizadas no Estado. Com uma estratégia de negócio arrojada, a rede se antecipou a crise e conta com três pontos comerciais disponíveis para futuros franqueados em shoppings centers como o Dutra Shopping, Nova Iguaçu Shopping e Outlet Rio de Janeiro. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de alimentação representou o segundo maior desempenho entre os segmentos ano passado.

“Nosso planejamento para 2016 contempla inaugurar 40 lojas até o final do ano em todo Brasil, sendo que 10 delas serão focadas no Rio de Janeiro, tanto no interior, quanto na capital. A cidade maravilhosa sempre foi uma região muito próspera para nós, as duas unidades que mais faturam em toda a rede ficam no Estado.”, conta Admilson Souza, diretor de expansão.

Com mais de 30 anos de história, a Patroni é reconhecida pelas frequentes inovações da marca.  Há algumas décadas, desenvolveu o projeto denominado “Eco Pizza” com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes, substituindo o tradicional uso de madeira de eucalipto pelo briquete, uma lenha ecológica produzida com material 100% reciclado e classificada como ecologicamente correta pelo IBAMA. Apenas no ano passado, a rede conseguiu preservar uma área equivalente a 84 estádios do Maracanã e este ano prevê aumentar o número em 9%.

Para o presidente e fundador da rede, Rubens Augusto Júnior, este tipo de iniciativa é possível em todos os segmentos. “Hoje é necessário que os empresários não olhem apenas para o negócio, mas também na sustentabilidade e de que forma impacta o meio ambiente”, diz.

v Croasonho entra no mercado de franquias de alimentação do Espírito Santo - Após a recente chegada ao Distrito Federal, agora é a vez do Estado do Espírito Santo ser alvo da expansão rede de franquias especializada em croissants. A partir de 19 de abril, Vitória terá uma unidade da rede, no Shopping Vitória, elevando assim para 72 o número de pontos de venda da Croasonho no País.

 

A loja oferecerá mais de 40 opções de Croasonhos doces e salgados que compõem o cardápio da marca; diversas bebidas, como cafés tradicionais e especiais, chás, milk shakes, sucos, e saladas, além da opção da Caixa de 24 Minis Croasonhos, com duas opções de sabores: Presunto e queijos e Chocolate Preto e Branco.

 

v  Casa Água de Coco inaugura o seu primeiro espaço exclusivo no shopping Cidade Jardim - A grife cearense de beachwear inaugura, em versão pop up, uma loja voltada apenas a produtos de decoração, a ÁGUA DE COCO por Liana Thomaz, no primeiro piso do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. O espaço exclusivo traz as peças com curadoria de Renato Thomaz, filho de Liana e diretor de marketing da empresa. 

A marca deseja estar presente em todos os momentos da vida de seus clientes, por isso foi do beachwear ao decor reafirmando o lifestyle tropical, marca registrada da Água de Coco. São mais de 350 produtos entre bandejas, porta-copos, taças, vasos, objetor de decoração, talheres, capas de almofadas, entre muitas outras, trazendo muito estilo às casas na cidade, no campo ou na praia.
 O projeto cenográfico idealizado pela Vimer Experience Merchandising, tem a temática TROPICAL CHIC e suas folhagens, arabescos, abacaxis e palmeiras. O segundo tema é OCEANO, mostrando o universo náutico, corais, conchas, sereias e estrelas do mar, na sequencia o tema SAVANA toma conta do espaço trazendo muito animal print, couro ecológico e o belíssimo toque africano para a cenografia da loja.

 

v    Prêmio ABF Destaque Franchising 2016: setor reconhece destaques do mercado brasileiro - Associação Brasileira de Franchising anunciou os vencedores da edição 2016 da principal distinção do franchising nacional. “Para a ABF, este Prêmio reflete a própria evolução do setor e nada melhor do que valorizar franqueadores, franqueados, profissionais e personalidades que com seu trabalho estão elevando o sistema de franquias no Brasil a um novo patamar a cada ano”, afirma a presidente da ABF Cristina Franco.

Seis categorias compõem a premiação: Franqueador do Ano, Franqueado do Ano, Jornalismo, Trabalho Acadêmico, Personalidade do Franchising e Sustentabilidade. Este ano, apenas o vencedor desta última categoria será anunciado posteriormente, durante a 25ª ABF Franchising Expo (de 15 a 18 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo). 

O “Franqueador do Ano” é a rede iGUi Piscinas, prêmio conferido com base nos resultados da Pesquisa do Selo de Excelência em Franchising. Maior fabricante de piscinas em fibra de vidro do mundo e marca mais internacionalizada do Brasil de acordo com a Fundação Dom Cabral, a rede possui cerca de 800 unidades franqueadas (entre pontos de venda e fábricas), distribuídas por 33 países nas Américas, Europa, África e Oriente Médio, com as marcas iGUi Piscinas, iGUi Trata Bem - especializada em limpeza e tratamento da água –  e iGUi Internacional. O Grupo conta com mais de 40 fábricas franqueadas no Brasil, Argentina, México e Portugal. Fundada em 1995 por Filipe Sisson, a empresa foi responsável por criar o mercado de marcas para o seu segmento no mundo, já tendo instalado mais de 300.000 piscinas.

A “Personalidade do Franchising” em 2015 foi Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário e diretor-presidente da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Sob seu comando, a marca paranaense criada em 1977 consolidou-se como a maior franquia do Brasil em número de unidades, atualmente com mais de 3,7 mil pontos de venda e 7 mil colaboradores diretos. Detentora das marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box, a rede é líder também no segmento Esporte, Saúde, Beleza e Lazer.