Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

14/04/2016



PARA COMPRAR E MUITO MAIS


Conheça exemplos de malls pelo mundo que levaram o conceito de entretenimento às últimas consequências

 

Por Ticiana Werneck

 

Pelo mundo, é forte a tendência de transformar os centros comerciais em núcleos de convivência. Cada vez mais comuns, os complexos multiuso otimizam a exploração dos espaços e oferecem maior comodidade e conveniência aos frequentadores.

Segundo o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2015-2016, publicado pela Abrasce em janeiro, 34% dos shoppings brasileiros fazem parte de um complexo multiuso. Muitos deles incluem condomínio empresarial (69%), hotel (38%), torre com centro médico e/ou laboratórios (29%), condomínio residencial (23%), faculdades/universidades (18%), entre outros.

A seguir, reunimos exemplos de shopping centers, pelo mundo que extrapolam este conceito, tornando-se uma referência quando o assunto é multiuso e entretenimento.

West Edmonton Mall


O maior shopping canadense possui 800 lojas, e uma variedade enorme de opções em restaurantes. Mas o destaque vai mesmo para o entretenimento: teatro, jardim zoológico, parque de diversões com a maior montanha russa coberta do mundo, maior parque aquático do mundo, mini campo de golfe, discotecas, lago com leões marinhos, campo de tiro, uma capela em réplica da Santa Maria, hotel e estações de rádio. Há também áreas temáticas como Bourbon Street e Chinatown.


Wafi Mall

Desenhado para parecer uma pirâmide egípcia, esse mall de Dubai possui colunas cobertas de hieróglifos, uma pirâmide e uma enorme estátua de Ramsés. Além das áreas temáticas, possui um hotel de luxo, parque de diversões, jardim zoológico entre outras opções de entretenimento.

Mall of America


Localizado em Minnesota, é o maior shopping dos Estados Unidos: recebe 40 milhões de visitantes por ano. Possui o parque temático Nickelodeon Universe, aquário, teatro de comédia, campo de mini-golfe e simuladores de voo. Há ainda uma capela de casamento, mais de 5.500 casais já se casaram lá. Recentemente, o mall anunciou uma expansão que englobará um complexo de hotéis, parque aquático e opções de entretenimento noturno. 

Mall of the Emirates

Não é porque Dubai está numa região desértica que lá tudo precisa ter esse clima. Pelo contrário. Esse shopping possui o maior parque de esqui indoor do mundo, o Ski Dubai, com capacidade para atender 1.500 pessoas, possui 6.000 toneladas de neve durante todo o ano, e sua temperatura não passa de -4º.C. São cinco pistas que variam em dificuldade – a mais longa possui 400 metros. Há teleféricos, caverna de neve e dois restaurantes temáticos.

O shopping também possuiu um enorme complexo de games, teatro, galeria de arte e parque de diversões.

Siam Paragon



Esse é um dos maiores malls da Ásia, possui um salão para óperas, hotel de luxo, galeria de arte, aquário, enorme pista de boliche, além de uma variedade grande de restaurantes. É destino turístico.

Okhotny Ryad


Em Moscou, este shopping é inteiro subterrâneo, conectado a uma estação de metrô. Por causa da sua característica subterrânea, o teto é um detalhe à parte: com domos de vidro e claraboias para a entrada de luz natural. Com fonte e muitas referências ao design russo, o shopping mais parece um palácio. Devido à sua localização - próximo do Kremlin-  e forte oferta de restaurantes, tem se tornado destino turístico.

 

Ala Moana Shopping Center

Em Oahu, no Hawaii, esse shopping ao ar livre é considerado o maior do mundo nesse formato. São mais de cem opções em alimentação, centenas de lojas – incluindo Bloomingdale’s -, e o maior anfiteatro do país.  Todos os dias, o mall oferece um show de hula hula.

The Dubai Mall

Esse gigante – sua área útil equivale a 50 campos de futebol - possui 1.200 lojas e mais de cem restaurantes. Entre as atrações destacam-se: parque infantil, Dubai Aquarium, Discovery Centre, a maior loja de doces do mundo e um enorme pista de patinação no gelo. Ele abriga também o famoso prédio Burj Khalifa, o maior arranha-céu já construído pelo homem, com 160 andares.

American Dream Miami

A ser inaugurado em 2018, vem sendo anunciado como o maior shopping dos Estados Unidos. Além de centenas de lojas, contará com parque da Legoland, parque aquático, pista de ski indoor, pista de patinação no gelo, campo de golfe, hotel com dois mil quartos, centro de pesca e centro esportivo.