Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

11/04/2016



SHOPPING É LUGAR DE ENTRETENIMENTO E NEGÓCIOS



Sinônimo de conforto e segurança, além de oferecer entretenimento, o shopping center se tornou um local que abriga congressos, seminários, palestras e eventos corporativos


Por Mariane Rocigno*

 

Que o shopping center deixou de ser somente um centro de compras já é sabido. Mas além de oferecer serviços, lazer, conveniência e convivência, o mall tornou-se também um espaço para eventos corporativos, congressos, seminários, palestras, entre outros. Foi justamente pensando em oferecer mais conforto e praticidade aos participantes do Congresso Meeting Empresarial do Vale do Paraíba, que Manoel Carlos de Carvalho Júnior, idealizador e organizador do evento, escolheu o teatro do Shopping Colinas, em São José dos Campos (SP) para o congresso.

“Realizar o evento no shopping proporciona facilidade e segurança para que nossos convidados estacionem seus carros, além da possibilidade de fazer uma refeição antes ou depois do congresso”, afirma. Para o empreendimento, esse tipo de evento faz com que o espaço seja utilizado em horários diferentes das ações de entretenimento – que geralmente acontecem durante a noite e nos finais de semana – o que aumenta o movimento no mall em horários diferenciados.

De acordo com Emerson Marietto, superintendente do Colinas, outro ponto extremamente positivo é a construção institucional do shopping como um empreendimento que promove, incentiva e realiza eventos de impactos positivos para a sociedade da região. “Desde o início dos estudos de implantação, o Teatro Colinas foi concebido para ser um espaço multiuso e suprir a carência existente na região no que diz respeito a um local apropriado tanto para receber peças teatrais e espetáculos, quanto fóruns, palestras e seminários”, conta Marietto. “Além do Congresso Meeting Empresarial, realizamos recentemente o Fórum de Desenvolvimento Econômico que contou com a participação de importantes nomes do cenário político brasileiro.

O teatro também é frequentemente utilizado para ações e treinamentos com os lojistas, palestras e eventos de premiação, entre outros”, comenta.

 

Para o executivo, o espaço já se consolidou e se tornou referência para o público que busca eventos culturais e também ações corporativas. “A consolidação é uma satisfação, já que São José dos Campos é uma cidade que conta com um dos mais importantes parques tecnológicos e industriais do País, tem um grupo de formadores de opinião importante e uma população ávida por entretenimento e eventos de qualidade”, avalia o superintendente.

 

O empreendimento conta com um hotel integrado ao centro de compras, com quatro salas destinadas a eventos, e em 2016, será inaugurada uma torre comercial com 25 andares e heliponto. “Haverá um andar inteiro exclusivo para eventos, conferências, reuniões e seminários”, comenta Marietto.

 

A casa de eventos

 

No Shopping Eldorado, em São Paulo, tanto o Teatro das Artes como o Cinemark são espaços destinados a eventos de diversos formatos. Geralmente, são utilizados para reuniões, palestras congressos, lançamentos de produtos, seminários e workshops, além dos mais comuns:  apresentações, desfiles, shows etc. De acordo com Angélica Godinho, gerente de marketing do empreendimento, o público é bem diferenciado, são executivos, corretores de imóveis, famílias, profissionais de fotografia, marketing e outros. “Ao realizar eventos no mall, os clientes contam com o conforto de toda a estrutura do teatro e do cinema, bem como a segurança oferecida pelo shopping”, afirma Angélica.

 

Normalmente, a área de eventos é administrada pelo próprio empreendimento, mas o caso do Shopping Cidade Jardim é diferente. Para atender a uma alta demanda de empresas que procuravam o shopping interessadas em realizá-los, principalmente os corporativos, a estratégia do shopping foi convidar Fábio Coelho, sócio da Casa Bossa (espaço para eventos de alto padrão), a montar uma operação de lojista no shopping. “Já recebemos o lançamento do Windows 10, um desfile da George Armani, o lançamento de uma telenovela, ações de relacionamento e seminários com almoço e coquetéis”, explica Coelho. Para ele, as principais vantagens do negócio para a casa de eventos são o visual do espaço e a vista, além da segurança para a chegada e saída dos convidados. Para o mall, cada evento leva de 400 a 800 pessoas ao empreendimento.

 

*matéria publicada na revista Shopping Centers, da Abrasce