Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

09/03/2016



É MAIS SUSTENTÁVEL COMPRAR EM LOJA FÍSICA DO QUE ONLINE, REVELA PESQUISA


Consumidores podem reduzir o impacto ambiental de suas compras em 7% anualmente ao optar pela visita ao mall


Por Ticiana Werneck

A empresa global de varejo imobiliárioSimon Property Group, acaba de soltar uma nova pesquisa sobre os impactos ambientais causados por compras online e físicas. Conduzido pela Deloitte, o estudo “Does Shopping Behavior Impact Sustainability?”, mostrou que comprar no varejo físico impacta 7% a menos o meio ambiente que uma compra online. 

Para entender os impactos ambientais, o estudo analisou as etapas do ciclo do produto, como os materiais usados na embalagem, energia e combustível dispendidos até ele chegar às mãos do consumidor, comparando as duas formas de compra, online e física. A cesta de produtos estudada era composta de sapatos e roupas femininas, vinho e máquina de café.

“Para o meio ambiente, a diferença entre uma compra online e física está em diferentes fatores”, explica Jason Mathers, gerente sênior de Logística da organização ambiental EDF. Mathers, que é especialista em redução de emissão de poluentes, se refere a aspectos como a probabilidade de em uma mesma saída o consumidor combinar a compra de itens diferentes, e se este item precisar ser trocado ou devolvido. “Nestes casos, por exemplo, a compra pessoal mostrou-se menos impactante para o meio ambiente do que a logística envolvida em uma compra online”.

"Entender estas questões nos ajuda a formular melhores estratégias para servir frequentadores e varejistas em nossos empreendimentos”, comenta Mona Benisi, diretora de sustentabilidade da Simon Property Group, que encomendou a pesquisa. “Numa era em que consumidores demandam entrega no mesmo dia, opção que requer ainda mais combustível e recursos, é importante falarmos sobre os impactos negativos dessa escolha", finaliza.

Outros achados da pesquisa mostram que:

·      -      Ir em grupo até o shopping center diminui o impacto ambientalEm média, os grupos que visitam um mall são compostos por2,2 pessoas. Quanto mais produtos este grupo compra por visita, menor é a taxa de combustível usado no deslocamento por produto;

·       -     Comprar online resulta em mais trocas e devoluções, o que aumenta o impacto ambiental – Os dados mostraram que 33% das compras online são devolvidas, versus 7% no caso das compras no varejo físico;

·       -     Materiais usados nas embalagens de pedidos online (caixas, papel, plástico bolha e outros) têm maior impacto ambiental que sacolas usadas pelo consumidor para levar a compra do shopping para casa;

·       -     As lojas físicas geram mais emprego e receita fiscal para a comunidade - O varejo físico gera cinco vezes mais empregos que o varejo online.

 

Fonte: Simon Property Group (www.simon.com)