Consumidores podem reduzir o
impacto ambiental de suas compras em 7% anualmente ao optar pela visita ao mall
Por Ticiana Werneck
A empresa global de varejo imobiliárioSimon
Property Group, acaba de soltar uma nova pesquisa sobre os impactos ambientais
causados por compras online e físicas. Conduzido pela Deloitte, o estudo “Does Shopping Behavior Impact Sustainability?”, mostrou
que comprar no varejo físico impacta 7% a menos o meio ambiente que uma compra
online.
Para entender os impactos ambientais, o estudo analisou as etapas
do ciclo do produto, como os materiais usados na embalagem, energia e
combustível dispendidos até ele chegar às mãos do consumidor, comparando as
duas formas de compra, online e física. A cesta de produtos estudada era
composta de sapatos e roupas femininas, vinho e máquina de café.
“Para o meio ambiente, a diferença entre uma compra online e
física está em diferentes fatores”, explica Jason Mathers, gerente sênior de
Logística da organização ambiental EDF. Mathers, que é especialista em redução
de emissão de poluentes, se refere a aspectos como a probabilidade de em uma
mesma saída o consumidor combinar a compra de itens diferentes, e se este item
precisar ser trocado ou devolvido. “Nestes casos, por exemplo, a compra pessoal
mostrou-se menos impactante para o meio ambiente do que a logística envolvida em
uma compra online”.
"Entender
estas questões nos ajuda a formular melhores estratégias para servir frequentadores
e varejistas em nossos empreendimentos”, comenta Mona Benisi, diretora de
sustentabilidade da Simon Property Group, que encomendou a pesquisa. “Numa era
em que consumidores demandam entrega no mesmo dia, opção que requer ainda mais
combustível e recursos, é importante falarmos sobre os impactos negativos dessa
escolha", finaliza.
Outros
achados da pesquisa mostram que:
· - Ir em grupo até o shopping center diminui o impacto ambiental– Em
média, os grupos que visitam um mall são compostos por2,2 pessoas.
Quanto mais produtos este grupo compra por visita, menor é a taxa de
combustível usado no deslocamento por produto;
· - Comprar online resulta em mais trocas e devoluções, o que aumenta
o impacto ambiental – Os dados mostraram que 33% das compras online são
devolvidas, versus 7% no caso das compras no varejo físico;
· - Materiais usados nas embalagens de pedidos online (caixas, papel, plástico bolha e outros) têm maior impacto ambiental que sacolas usadas pelo
consumidor para levar a compra do shopping para casa;
· - As lojas físicas geram mais emprego e receita fiscal para a comunidade - O varejo físico gera cinco vezes mais empregos que o varejo online.
Fonte: Simon Property Group
(www.simon.com)