Imprensa / Notícias do Setor / Indices

01/09/2015



PUBLICAÇÕES DE PESQUISAS



Market Positions – Ago/16


A segunda edição do relatório Market Positioning Retail Brasil elaborada pela Cushman & Wakefield em parceria com a Abrasce, analisou o presente e o futuro do setor de shopping center em meio ao cenário econômico vivido pelo País.

O panorama atual mostra que o país terá ainda um longo percurso de recuperação econômica pela frente. O aumento na taxa de desemprego e a diminuição da massa salarial criaram um cenário de redução do poder de compra. 

Neste relatório, destaca-se a criação do IASC (Índice de Atividade em Shopping Centers), que mede o nível de atividade do comércio com foco no mercado de Shopping Centers. Para tanto utilizou-se, como base, o

indicador de vendas varejistas divulgados pelo IBGE. A Fig. 13 mostra

os setores que compõem a série original.



Edição anterior: Jan/16

 

l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l




Burocracia nos Negócios: os desafios de um empreendedor no Brasil

Estudo inédito mapeia os desafios da burocracia para empreendedores no Brasil. Realizado pela Endeavor e com apoio metodológico da EY e da SEDI, o relatório mostra a complexidade burocrática e a falta de uniformidade dos processos entre regiões. Descubra como o tempo de processos, o custo e a complexidade de tributos influenciam a vida do empreendedor brasileiro. Algumas descobertas:

- No Brasil são necessários, em média, 129 dias para abrir uma empresa, variando de 24, em Uberlândia (MG), até 304, em Caxias do Sul (RS), e outros 153 dias para se regularizar um imóvel.

- Um empreendedor brasileiro precisa preencher, em média, 7,6 fichas nos demonstrativos de apuração do ICMS, sendo que essa quantidade varia entre 3 e 19 fichas, dependendo do estado.

- No que diz respeito à complexidade, o estudo aponta que, entre janeiro de 2012 e dezembro de 2014, foram publicados, em média, 202 decretos de atualizações tributárias por estado, ou seja, 5,6 novos decretos para o empreendedor acompanhar todo mês.

 

 

 

l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l



Índice de Cidades Empreendedoras

Incentivar o crescimento das empresas é urgente e, para isso, é preciso que tenhamos cidades mais preparadas. E é por isso que a Endeavor lançou a segunda edição do Índice de Cidades Empreendedoras: para estimular que municípios sejam cada vez mais férteis para o crescimento das empresas.

O Índice de Cidades Empreendedoras tem o objetivo de ser a base para que as cidades entendam como oferecer melhores condições para que seus empreendedores possam crescer. São eles que transformarão mercados, cidades e o mundo.

SÃO PAULO É A MELHOR CAPITAL PARA EMPREENDER

Os próximos colocados do índice são: Florianópolis, Vitória, Recife e Campinas, respectivamente. Nessa edição, o estudo analisou 55 indicadores em sete pilares: Ambiente Regulatório, Acesso a Capital, Mercado, Inovação, Infraestrutura, Capital Humano e Cultura Empreendedora.

No evento de lançamento do estudo contamos com a presença de prefeitos e membros da secretaria de desenvolvimento das cidades de Joinville e Vitória, além da diretora de negócios da SP Negócios, Beatriz Gusmão, onde falaram sobre a importância do estudo, além de destacarem o que cada cidade está fazendo para identificarem os principais desafios para que o gestor público possa agir e promover as mudanças necessárias.


l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l



Plano de Mix Abrasce 2016

A publicação do PLANO de MIX é um trabalho que a ABRASCE vem

realizando desde 1986. Ela contém uma sugestão de classificação dos

diversos ramos de varejo em Shopping Centers, resultado de pesquisas e trabalhos realizados com diversos profissionais do setor. Sua

aplicação é recomendada a todos os Shoppings Tradicionais, como

instrumento de aferição, estatística e apoio gerencial.


l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l


Perfil do Frequentador de Shopping Centers 2014

Pesquisa da GfK feita a pedido da Abrasce revela o perfil do frequentador de shopping centers. Segundo o levantamento, a compra é o principal motivo da ida ao shopping para 40% dos entrevistados

X