O Grupo Almeida Junior, líder no segmento de shopping
centers no Sul do Brasil, acaba de divulgar os resultados de 2015 de seu
portfólio no Estado de Santa Catarina com cinco shoppings em operação e um em
construção. O crescimento em vendas foi de 38,9%, atingindo R$ 2,5 bilhões,
ante o R$ 1,8 bilhão em 2014. Somente no período de Natal, as vendas cresceram
13,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O fluxo de visitantes
seguiu a tendência e teve um incremento de 25% no ano, chegando a 55 milhões de
pessoas nos shoppings em 2015. Outro indicador positivo foi o crescimento da
taxa de ocupação nos cinco shoppings, que passou de 92% para 96%. Os números
superaram as expectativas em um ano marcado por alta inflação e estagnação da
economia (confira no gráfico).
O Grupo concentra seus investimentos em Santa Catarina,
onde tem 60% de market share, com cinco shopping centers localizados nas
cidades mais desenvolvidas do estado: Blumenau (com o Neumarkt e Norte
Shopping), Joinville (com o Garten Shopping), Balneário Camboriú (com o
Balneário Shopping) e na Grande Florianópolis (com o Continente Shopping). No
final de 2014 iniciou a obra do sexto empreendimento, o Nações Shopping, em
Criciúma, que será inaugurado neste ano com investimentos da ordem de R$ 250
milhões e geração de 2.500 novos empregos.
Na avaliação do CEO do Grupo, Jaimes Almeida Junior, a
estratégia em 2015 de manter o ritmo de investimentos e buscar novas e
diferenciadas operações para os shoppings mostrou-se assertiva. “Mantivemos os
investimentos para ampliar ainda mais nossa presença em Santa Catarina que tem sido
o estado brasileiro mais resiliente ao atual momento brasileiro e isto
certamente também fez a diferença”, diz Almeida Junior. O executivo credita
também o resultado dos números do Grupo à transformação e expansão do Balneário
Shopping, inaugurada no final de 2014, e que refletiu positivamente no aumento
de vendas totais em 2015: 44,3%, em relação ao ano anterior. O shopping dobrou
de tamanho em um mercado que respondeu rapidamente ao investimento de R$ 150
milhões. Outro shopping que obteve destaque no portfólio foi o Continente.
Inaugurado em outubro de 2012, o shopping está em franco processo de
crescimento e consolidação no mercado da Capital catarinense e registrou
crescimento de 22,5% nas vendas, comparado com o mesmo período de 2014.
No primeiro trimestre de 2015 o Grupo lançou oficialmente o
Nações Shopping, em Criciúma, o que abriu a possibilidade de propiciar a
expansão para os lojistas já presentes na rede. No que se refere à estratégia
do Grupo, o CEO acrescenta ainda que, para os lojistas de rede nacional e os
lojistas catarinenses em crescimento, o fato de contarem com uma plataforma
moderna de seis shoppings regionais do Grupo em um único Estado onde podem
expandir seus negócios numa única rede tem provocado diferença na economia de
escala gerando muita eficiência.
No lado operacional, além das melhorias constantes, o Grupo
concluiu em outubro de 2015 o programa "Visão de Futuro", que
otimizou os processos e, consequentemente, os custos condominiais. A empresa
também investiu em nova plataforma digital, com sites responsivos e novos APPs.
Para 2016, o foco do marketing corporativo e TI será investir em novas
tecnologias no campo digital que possam aproximar ainda mais consumidores e
lojistas nos shoppings da Almeida Junior, além do constante incremento em um
marketing de relacionamento, diferenciado e em rede. Buscando o crescimento
orgânico, a empresa iniciará os projetos do sétimo shopping do Grupo, na
cidade de Chapecó, a expansão do Garten Shopping, em Joinville, e a inauguração
do Nações Shopping, em Criciúma.
O ano também foi de reconhecimento para o Grupo, que
conquistou três importantes premiações: Ouro e Prata no Prêmio da Associação
Brasileira de Shopping Centers – ABRASCE e também o Top de Marketing e Vendas
2015, da ADVB-SC. Os cases vencedores foram da expansão do Balneário Shopping e
da força de "branding" do Grupo Almeida Junior".
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Mariella
Caldas
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