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01/02/2016



BALANÇO: GRUPO ALMEIDA JUNIOR DIVULGA RESULTADOS DE 2015


O Grupo Almeida Junior, líder no segmento de shopping centers no Sul do Brasil, acaba de divulgar os resultados de 2015 de seu portfólio no Estado de Santa Catarina com cinco shoppings em operação e um em construção. O crescimento em vendas foi de 38,9%, atingindo R$ 2,5 bilhões, ante o R$ 1,8 bilhão em 2014. Somente no período de Natal, as vendas cresceram 13,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O fluxo de visitantes seguiu a tendência e teve um incremento de 25% no ano, chegando a 55 milhões de pessoas nos shoppings em 2015. Outro indicador positivo foi o crescimento da taxa de ocupação nos cinco shoppings, que passou de 92% para 96%. Os números superaram as expectativas em um ano marcado por alta inflação e estagnação da economia (confira no gráfico).

O Grupo concentra seus investimentos em Santa Catarina, onde tem 60% de market share, com cinco shopping centers localizados nas cidades mais desenvolvidas do estado: Blumenau (com o Neumarkt e Norte Shopping), Joinville (com o Garten Shopping), Balneário Camboriú (com o Balneário Shopping) e na Grande Florianópolis (com o Continente Shopping). No final de 2014 iniciou a obra do sexto empreendimento, o Nações Shopping, em Criciúma, que será inaugurado neste ano com investimentos da ordem de R$ 250 milhões e geração de 2.500 novos empregos.

Na avaliação do CEO do Grupo, Jaimes Almeida Junior, a estratégia em 2015 de manter o ritmo de investimentos e buscar novas e diferenciadas operações para os shoppings mostrou-se assertiva. “Mantivemos os investimentos para ampliar ainda mais nossa presença em Santa Catarina que tem sido o estado brasileiro mais resiliente ao atual momento brasileiro e isto certamente também fez a diferença”, diz Almeida Junior. O executivo credita também o resultado dos números do Grupo à transformação e expansão do Balneário Shopping, inaugurada no final de 2014, e que refletiu positivamente no aumento de vendas totais em 2015: 44,3%, em relação ao ano anterior. O shopping dobrou de tamanho em um mercado que respondeu rapidamente ao investimento de R$ 150 milhões. Outro shopping que obteve destaque no portfólio foi o Continente. Inaugurado em outubro de 2012, o shopping está em franco processo de crescimento e consolidação no mercado da Capital catarinense e registrou crescimento de 22,5% nas vendas, comparado com o mesmo período de 2014.

No primeiro trimestre de 2015 o Grupo lançou oficialmente o Nações Shopping, em Criciúma, o que abriu a possibilidade de propiciar a expansão para os lojistas já presentes na rede. No que se refere à estratégia do Grupo, o CEO acrescenta ainda que, para os lojistas de rede nacional e os lojistas catarinenses em crescimento, o fato de contarem com uma plataforma moderna de seis shoppings regionais do Grupo em um único Estado onde podem expandir seus negócios numa única rede tem provocado diferença na economia de escala gerando muita eficiência.

No lado operacional, além das melhorias constantes, o Grupo concluiu em outubro de 2015 o programa "Visão de Futuro", que otimizou os processos e, consequentemente, os custos condominiais. A empresa também investiu em nova plataforma digital, com sites responsivos e novos APPs. Para 2016, o foco do marketing corporativo e TI será investir em novas tecnologias no campo digital que possam aproximar ainda mais consumidores e lojistas nos shoppings da Almeida Junior, além do constante incremento em um marketing de relacionamento, diferenciado e em rede. Buscando o crescimento orgânico, a empresa iniciará  os projetos do sétimo shopping do Grupo, na cidade de Chapecó, a expansão do Garten Shopping, em Joinville, e a inauguração do Nações Shopping, em Criciúma.  

O ano também foi de reconhecimento para o Grupo, que conquistou três importantes premiações: Ouro e Prata no Prêmio da Associação Brasileira de Shopping Centers – ABRASCE e também o Top de Marketing e Vendas 2015, da ADVB-SC. Os cases vencedores foram da expansão do Balneário Shopping e da força de "branding" do Grupo Almeida Junior".

 

 

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Mariella Caldas

 

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