Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

18/03/2015



ALMEIDA JUNIOR LANÇA NAÇÕES SHOPPING EM CRICIÚMA


Almeida Junior lança Nações Shopping em Criciúma

 

Amanhã, dia 19 de março, a Almeida Junior lança oficialmente, em Criciúma, o Nações Shopping, sexto empreendimento do Grupo em Santa Catarina. O shopping que está sendo construído no bairro Próspera será inaugurado no primeiro semestre de 2016 e já tem 48,7%  da Área Bruta Locável (ABL) contratada antes mesmo do lançamento oficial. Entre as operações já confirmadas estão a Renner, Riachuelo, Centauro, Kalunga, Burger King, GNC Cinemas, Ri Happy, Magic Games, Cassol, o Restaurante Madero, a operação de lazer Magic Games, a Paquetá e Paquetá Esportes, Polo Wear, Polishop, entre outras. O shopping terá 90 mil m² de área total construída e a obra que iniciou em julho de 2014, segue em ritmo acelerado com o levantamento da estrutura do empreendimento.

Com investimentos de R$ 250 milhões, o Nações Shopping vai levar para a Região Sul o conceito e o padrão de qualidade que diferenciam os shoppings da Almeida Junior: modernidade, tecnologia, marcas de renome nacional e internacional, lazer e gastronomia. “Em cada novo shopping da Almeida Junior nos superamos e certamente o Nações Shopping irá surpreender", afirma o CEO e fundador da Almeida Junior, Jaimes Almeida Junior.

Serão 37,021 mil m² de ABL em um projeto de concepção horizontal e com amplos corredores. O Nações Shopping terá 15 lojas âncoras e megalojas e outras 158 lojas satélites. Na praça de alimentação serão 24 operações e mais dois restaurantes em área gastronômica.  Para o lazer, serão seis salas de cinemas multiplex stadium com sala VIP, além de uma operação para crianças de até 12 anos. O shopping terá estacionamento com 1.600 vagas, sendo 800 vagas cobertas. Quando entrar em operação, o Nações deve gerar cerca de 2.500 empregos diretos.

A chegada de um shopping center de abrangência regional como o Nações Shopping transforma a cidade e região, trazendo desenvolvimento econômico e social, aumento de renda, melhora da qualidade de vida, geração de empregos e novos hábitos de consumo e sofisticação no life style das pessoas.

O Nações Shopping possui um design inovador com linhas modernas e funcionais de arquitetura com fácil leitura para os consumidores que poderão usufruir de experiências diferenciadas e acolhedoras. O projeto, assinado pelo arquiteto Manoel Dória, concentra as atividades horizontalmente, com amplos corredores, largos e iluminados.

 

Obra gigante

Conforme o diretor de engenharia do Grupo Almeida Junior, Antônio Diniz, para as fundações do Nações Shopping foram utilizadas estacas hélices e pré-moldadas que, juntas, somam 34.600 metros e, se colocadas em linha reta, dariam a extensão de quatro vezes a Avenida Centenário – a mais importante da cidade.

Outra informação da engenharia é que o volume de terra movimentado para realizar a terraplanagem do terreno foi de 178 mil m³ - se fossem movimentados de uma só vez seriam necessários 17.800 caminhões.

Para se ter uma ideia da grandiosidade da obra, o total de concreto que será utilizado - 37 mil m³ - seriam suficientes para erguer 21 edifícios de 15 andares. Já a estrutura pré-moldada de concreto, composta de pilares, vigas, lajes e painéis de fechamento, também possuem números que chamam a atenção. Por exemplo, se todos os pilares e vigas forem enfileirados, a soma chega a 53.700 metros, o equivalente a ir e voltar de Criciúma ao Balneário do Rincão (praia mais próxima da cidade). “Somando as áreas das lajes e painéis e fechamento, teremos uma área de 51.600 m², o mesmo do que sete campos de futebol Maracanã”, afirma Diniz.

Segundo o engenheiro responsável, a cobertura metálica também chama a atenção pelo seu tamanho: 38 mil m². A área é maior que a cobertura do Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, com 36 mil m², considerado um dos maiores centros de evento da América Latina.

 

Sustentabilidade

Outra preocupação do Grupo Almeida Junior é com relação à sustentabilidade. Todo o movimento de terra, corte e aterro, foi projetado de tal forma para não haver desperdício. Com isso é possível diminuir bastante o efeito de emissão de carbono, com menor circulação de veículos, além de não impactar no trânsito da cidade. Outro item muito importante é o reuso de águas pluviais na descarga dos sanitários do shopping. A obra irá contribuir com a redução das enchentes, já que serão aplicados equipamentos para a retenção de um considerável volume de águas pluviais.

 

Números

Investimento: R$ 250 milhões

Previsão de inauguração: primeiro semestre de 2016

Geração de empregos diretos: 2.500 empregos

Área total construída: 90 mil m²

ABL total: 37.021 m²

Vagas de estacionamento: 1.600 vagas, sendo 800 cobertas

Âncoras e megalojas: 15 âncoras

Satélites: 158

Operações na praça de alimentação: 24, mais dois restaurantes em área gastronômica

Salas de Cinemas Multiplex Stadium: 6

Lazer: uma operação de lazer para crianças até 12 anos

 

Operações já confirmadas (por ordem alfabética)

 

Alternativa Imobiliária
Amore Lingerie
Bekko
Big Bom  pastelaria
Brasileirão Grill
Burger King
Camarão Express
Cassol
Centauro
Chili Beans
Chocolates Lugano
Damyller
De Lucca Surf Wear
Essence Parfums
GNC Cinemas
Guzzatti
Kalunga
Madero – Steak & Grill
Magic Games
McDonald’s
Mini Kalzone
Paquetá e Paquetá Esportes
Passion Acessórios
Polishop
Polo Wear
Quevedo
Renner
Ri Happy
Riachuelo
Smart
Subway

 

SOBRE A ALMEIDA JUNIOR

Com 35 anos de atuação, o Grupo Almeida Junior se tornou a maior empresa de Shopping Centers do Sul do Brasil com mais de 60% de "Market Share" no setor em Santa Catarina, com cinco shoppings em operação – Neumarkt Shopping e Norte Shopping (Blumenau), Garten Shopping (Joinville), Balneário Shopping (Balneário Camboriú) e Continente Shopping (Grande Florianópolis), um em construção, o Nações Shopping.

Os Shoppings da Almeida Junior receberam, em 2014 44 milhões de clientes. Juntos, somam mais de 1.500 operações em 224  mil m2 de ABL (Área Bruta Locável).

O Grupo fechou o ano de 2014 com crescimento de 13% nas vendas totais da sua rede de shoppings, comparado com 2013. O ano também foi de grandes investimentos para a Almeida Junior, que inaugurou a expansão do Balneário Shopping, em Balneário Camboriú, e deu início às obras do Nações.

 

--

Mariella Caldas


Primeira Via Comunicação
(48) 3024-2007