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31/12/2014



PRÊMIO ABRASCE - EDIÇÃO 2014


O Prêmio Abrasce visa reconhecer e incentivar projetos desenvolvidos por shopping centers filiados à Abrasce de todo o Brasil e tem como objetivo reforçar a importância da indústria de shopping centers como um agente de transformação da realidade social, ambiental e econômica do País, tendo em vista sua intensa relação com a comunidade, o meio ambiente e as pessoas.
 
 
A premiação reconhece os melhores projetos conduzidos por shoppings nas quatro categorias: Gestão, Marketing, Expansão & Revitalização e Newton Rique de Sustentabilidade.
  

Clique nas categorias abaixo para ler o resumo dos cases inscritos:

 

MARKETING - 1
MARKETING - 2
MARKETING - 3

NEWTON RIQUE DE SUSTENTABILIDADE

GESTÃO
EXPANSÃO E REVITALIZAÇÃO


 
Confira abaixo, os vencedores.


Prêmio Newton Rique de Sustentabilidade


OURO
Shopping Eldorado – Projeto de Compostagem/Telhado Verde do Shopping Eldorado

Com praças de alimentação que servem, em média, 10 mil refeições diárias, gerando 400 quilos de resíduo por dia, o processo de compostagem foi o caminho encontrado para a reciclagem das sobras de comida. Após anos de pesquisa e uma série de testes, duas enzimas foram desenvolvidas pela empresa de biotecnologia Instituto Bioideias, parceiro técnico do Eldorado, que possibilitaram acelerar a compostagem e a eliminação completa de odores. O processo é todo realizado dentro das instalações do shopping e o composto, antes doado para hortas comunitárias, passou a ser usado na horta implantada no telhado do shopping. Em cerca de 2.500 metros quadrados, são plantadas hortaliças, legumes, plantas e ervas e todos os produtos são distribuídos aos 420 colaboradores do shopping por meio de colheitas periódicas. Mensalmente, cerca de dez toneladas de lixo orgânico são transformadas em composto, deixando de ser enviadas ao aterro sanitário. Até o final de 2014, a meta é ocupar seis mil quadrados de área verde no telhado do empreendimento.


PRATA
Plaza Shopping Casa Forte – Energia Solar Plaza
Shopping Center Iguatemi Campinas – Gestão dos Recursos Hídricos do Shopping Iguatemi Campinas
Shopping Riomar – Projeto Socioambiental Riomar Recife
Shopping Villalobos – A Loja Vazia


Prêmio Abrasce Expansão e Revitalização

OURO
Shopping Nova América – Expansão e Revitalização do Shopping Nova América
Localizado no Rio de Janeiro, o empreendimento passou por sua terceira expansão em 2011. Com um investimento de R$ 250 milhões, o projeto fez o shopping dobrar de tamanho e o transformou no maior multiuso integrado da capital. Ao todo, são mais de 300 lojas, três torres comerciais com salas entre 30 e 45 m², três lajes corporativas com 22.500 m² de área para abrigar até 25 grandes empresas, dois hotéis com 426 suítes no total e mais de 4 mil vagas de estacionamento, sendo mais de 2 mil cobertas. Além de trazer oportunidades de melhoria para problemas enfrentados pela operação do shopping, o projeto de expansão permitiu uma adequação aos padrões tecnológicos e de sustentabilidade. A expansão foi projetada ainda a partir de uma estética industrial moderna e uma linguagem arquitetônica ortogonal. O objetivo foi criar uma identidade de marca única, aproveitando o espaço histórico industrial existente desde a inauguração da fábrica de tecidos, da década de 20, combinada a uma estética contemporânea.


PRATA
Parkshopping – Espaço Gourmet
Porto Velho Shopping – Expansão e Revitalização Porto Velho Shopping
Ribeirão Shopping – Ribeirão Shopping – Sexta, Sétima e Oitava Expansões
Shopping Barra – Projeto de Expansão e Modernização do Shopping Barra
West Plaza Shopping Center – Novo Shopping West Plaza – Revitalização


Prêmio Abrasce Gestão

OURO
Uberlândia Shopping – Certificações ISO 14.0001 e OHSAS 18.001

Desde que abriu suas portas, em 2012, o Uberlândia Shopping vem adotando procedimentos e práticas responsáveis de segurança e meio ambiente. Durante sua construção, o empreendimento contou com certificação de sistema de gestão de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, bem como de Meio Ambiente (SSMA), ISO 14.0001 e OHSAS 18.001:2007. Tal investimento resultou, após 18 meses de abertura, na certificação ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007. A existência de um Sistema de Gestão SSMA colabora para a sustentabilidade da empresa, além de ser um exemplo prático que vem servindo de modelo para outras unidades da Sonae Sierra Brasil.


Shopping D – Shopping Center D Inova na Gestão com a Oferta de Inédito Sistema de Pagamento de Estacionamento por Celular

Um dos principais centros de compras da zona norte de São Paulo, o Shopping D lançou, em abril deste ano, uma iniciativa pioneira entre os shopping centers da cidade. Trata-se de um app mobile que permite ao usuário pagar rapidamente o estacionamento, em qualquer local do mall. Desenvolvido em parceria com a empresa 2ALL Administradora de Meios de Pagamento, o sistema é mais um canal para o desenvolvimento e aprimoramento de programas de fidelidade. A partir desta ferramenta, o Shopping D vem ganhando novas formas de alimentar sua base de cadastro para CRM, realizar pesquisas de mercado, elaborar estudos estatísticos, além de otimizar programas de fidelização e oferta de promoções com custos reduzidos. Por meio da função de fidelidade contida no sistema, os lojistas credenciados podem usar o app para apoiar suas vendas, oferecendo pontos em trocas de compras realizadas. A partir do segundo semestre deste ano, cada lojista poderá divulgar promoções, criadas com o apoio do empreendimento, para os usuários do aplicativo.


Prêmio Abrasce Marketing em Shopping Centers


OURO
Shopping da Ilha – Tiozão do Shopping da Ilha

Inaugurado há dois anos, o Shopping da Ilha, em São Luís, Maranhão, conta com o projeto Música ao Vivo todas as sextas-feiras na praça de alimentação, com bandas locais no estilo cover. Em uma das primeiras edições do projeto, na apresentação da banda LiverPaul, cover dos Beatles, um senhor de 73 anos conhecido como professor Carvalhinho, começou a dançar no meio da praça relembrando os passos de sua juventude. O "Tiozão do Shopping", como ficou conhecido, foi parar no YouTube e invadiu as redes sociais. Após inúmeros comentários de clientes e do crescimento acelerado das visualizações do vídeo, o empreendimento aproveitou a repercussão para divulgar o projeto. Além disso, realizou um flashmob, tendo o personagem como a estrela da noite em mais um show, e uma equipe de bailarinos contratada para dançar os passos icônicos do Tiozão. Os clientes compareceram em massa e o conceito Venha se Surpreender, que acompanha as ações do shopping, foi reforçado. Até hoje, o Tiozão é um fato comemorado por lojistas e motivo de elogio dos mesmos, sendo uma das ações de marketing mais lembradas em depoimentos.


Shopping Center Iguatemi Salvador – Uma Homenagem à maior História de Amor da Bahia

Com a ideia principal de retratar uma bela história de amor que durou 56 anos, homenageando a história de Jorge Amado e Zélia Gattai, o Shopping Center Iguatemi Salvador criou a campanha "A Maior História de Amor da Bahia". A ação, voltada para a campanha institucional do Dia dos Namorados de 2012, retratou a vida do casal por meio de um filme, sem qualquer apelo promocional, e fazendo uso de textos originais de Jorge e Zélia. A iniciativa contou ainda com peças gráficas, cartões postais, hotsite, concurso cultural, fotos e mensagens trocadas pelo casal espalhadas pelo shopping, além de uma exposição.


Shopping Villalobos – A Loja Vazia

Reconhecido também na categoria Newton Rique de Sustentabilidade, o projeto Loja Vazia reinventou o ritual de doação para a Campanha do Agasalho 2013. Na Loja Vazia, o cliente levava as peças que seriam doadas para um espaço de vidro construído na praça central do shopping, com cabides, prateleiras e vitrines vazias. O espaço era cheio com doações durante o dia e esvaziado a cada noite, para que o processo pudesse se repetir pela manhã. Para motivar as doações de roupas em boas condições, uma consultora de moda criou combinações e colocou os looks em manequins. A iniciativa angariou 3,2 toneladas de roupa. O conceito da Loja Vazia também foi aplicado na ação do Dia das Crianças no Brasil, que coletou 2.367 brinquedos para doação a crianças carentes.


Uberlândia Shopping – Pass Card VIP

Inaugurado em 2012, o Uberlândia Shopping desenvolveu uma estratégia diferenciada para ampliar a ativação de clientes e fidelizá-los. O Pass Card Vip, implantado no ano passado, é um cartão de estacionamento enviado a um seleto grupo de clientes e consumidores, selecionados a partir do cruzamento de dados efetuado com base na análise das informações relevantes do sistema de CRM. Válido por seis meses, o benefício pode voltar a ser utilizado após reavaliação do empreendimento.


PRATA
Barra Shopping Sul - Ação Campanha de Namorados 2013
Barra Shopping Sul – Summer Stage BarraShoppingSul
BH Shopping - Dia dos Pais BH Shopping - Muita História para Contar
Boulevard Shopping Belo Horizonte – Abraçador
Boulevard Shopping Belo Horizonte - Dia das Mães 2014
Boulevard Shopping Belo Horizonte - Dia dos Pais - Exposição Fernando Sabino
Boulevard Shopping Feira de Santana - Coleção Primavera Verão Inspirada por Casa Cor Bahia
Moinhos Shopping - Campanha Institucional meu Moinhos
Pátio Batel - Árvore de Livros
Praça Shopping - Natal na Praça 2013
Rio Design Barra - London Christmas
Rio Design Barra - Rio Design Experience
Shopping Difusora – Teatro no Shopping – Preservação Sócio-Cultural para Fortalecimento de uma Marca
Shopping Anália Franco - Shopping Anália Franco - Exposição "Os Segredos do Egito"
Shopping Center Conjunto Nacional - Aniversário de Brasília - Parceria TV Globo
Shopping Center Conjunto Nacional - Primavera 2013
Shopping Center Iguatemi Salvador - #PORUMMUNDOMAISLEGAL
Shopping Jardim Guadalupe - Combina Comigo
Shopping Leblon – Festival Françah
Shopping Praia da Costa – Amor de Mãe é a Nossa Praia
Shopping Recife - Dia das Mães 2014
Village Mall - Case Inauguração Apple Store
 

 
CASES INSCRITOS 

 
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