Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

01/01/2015



PÓS-GRADUAÇÃO EM SHOPPING CENTER MANAGEMENT TRAZ QUALIFICAÇÃO ESPECÍFICA AOS PROFISSIONAIS DO SETOR


A 5ª edição da pós-graduação Shopping Center Management Program, curso de especialização promovido pela Abrasce em parceria com o Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), já começou. Organizado em sete módulos, o programa teve início em 5 de fevereiro e conta com a participação de 30 profissionais que já atuam na indústria de malls em diferentes regiões do Brasil. 
 
Conjuntura econômica setorial, Gestão de operações em serviços, Responsabilidade Social e Governança Corporativa, Gestão de Marketing e Análise financeira são alguns dos assuntos que serão aprofundados ao longo do curso, que possui carga horária de 360 horas, distribuídas em quase dois anos de duração. 
 
“A educação é o segredo do sucesso do setor de shopping centers, além de ter se tornado indispensável para o crescimento sustentável nos próximos anos”, diz Glauco Humai, presidente da Abrasce. “É com essa visão que a Abrasce tem investido na qualificação profissional, proporcionando cursos, publicações e intercâmbios. Ao longo das edições, a pós-graduação em Shopping Center Manegement se tornou referência, já ganhou dimensão nacional e praticamente todos os grupos empreendedores enviam participantes”, complementa.
 
Para Éclea Hauber, professora desde a 1ª edição, em 2009, a especialização contribui para a qualificação dos profissionais e para o fortalecimento das organizações. “O sucesso do curso demonstra que estamos caminhando na direção certa, trazendo pessoas que diretamente ou indiretamente estão ligadas ao setor para discutir temas atuais relacionados ao mercado. É um privilégio abrir o programa deste ano”. 
 
Busca por especialização
 
Magda Martins, gerente de Marketing na Iguatemi Empresa de Shopping Centers, de São Paulo, se interessou pelo curso por considerar que a especialização traz benefícios para o setor. “Mesmo sendo pós-graduada em Marketing, senti necessidade de ampliar meus conhecimentos na área de malls. É interessante por se tratar de um mercado específico, com muitas peculiaridades e que continua em vasto crescimento”. 
 
Após realizar três outros cursos oferecidos pela Abrasce (JTR - Gestão de Shopping Center nível 1 e 2, e JTR Desenvolvimento, Design e Construção) Ângelo Boff, empreendedor do Rio Grande do Sul, decidiu cursar a pós em Shopping Management para nortear seus investimentos no setor. “Embora na empresa tenhamos profissionais especializados no ramo, acho importante ampliar meus conhecimentos na área”.
 
Na opinião de Fábio Araújo, responsável pela área de desenvolvimento da Tenco Shopping Centers, de Belo Horizonte (MG), a compreensão global do empreendimento é um diferencial para os profissionais do setor. “Estamos vivendo um grande desenvovimento da indústria de shopping centers no Brasil, com diversas inaugurações todos os anos, e percebo que no mercado não há a quantidade suficiente de profissionais altamente capacitados para atender a essa demanda. Portanto, acredito que os profissionais que querem crescer precisam buscar uma especialização como esta, que fornece o embasamento teórico essencial para ocupar um espaço nesse mercado de oportunidades”.