Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

10/03/2015



SHOPPING CENTERS INVESTEM EM SUSTENTABILIDADE


Shopping centers investem em sustentabilidade

 

A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) acredita na gestão sustentável dos malls, por meio de hábitos que podem ser incorporados ao cotidiano dos empreendimentos. A responsabilidade ambiental já é uma prática comum no setor e é reconhecida pelo Prêmio Newton Rique de Sustentabilidade, concedido pela Abrasce a shoppings que investem em iniciativas inovadoras conectadas ao desenvolvimento sustentável.

De acordo com Glauco Humai, presidente da Abrasce, atualmente, a maioria dos centros de compras investe em sustentabilidade. “Entre as atitudes tomadas estão a utilização de lâmpadas de LED, escadas rolantes inteligentes, sistemas inovadores de ar condicionado e a implantação de claraboias e paredes de vidro, que aproveitam a luz natural. Os shoppings também optam pela compra de energia do mercado livre, pelo emprego de energias alternativas e de geradores nos horários de pico. Outra prática é a criação de campanhas de conscientização, direcionadas à profissionais do setor e à sociedade em geral”. 

Ainda sobre os desafios relacionados ao setor elétrico, Glauco Humai ressalta que os shopping centers priorizam a redução do consumo há bastante tempo. “Com essa preocupação do setor, alcançamos uma economia de cerca de 30% nos últimos 10 anos. Hoje, os shoppings correspondem a menos de 1% do consumo total de energia no País e investem constantemente em tecnologia e eficiência em gestão de recursos naturais”, diz o presidente da Associação.

Neste ano, o anúncio dos vencedores do Prêmio Abrasce, que contempla o Prêmio Newton Rique de Sustentabilidade e mais três categorias, será feito em 7 de outubro, durante cerimônia no Auditório do World Trade Center, na capital paulista. Para se inscrever na 14ª edição da premiação e conhecer detalhes sobre os projetos vencedores em 2014, acesse: www.portaldoshopping.com.br/premio