Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

16/01/2019



EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA 25 ANOS DE REFOGADO DO SANDI


Ícone do Carnaval de Jundiaí, o Bloco Refogado do Sandi comemora seus 25 anos agora em 2019 e ganha uma exposição fotográfica a partir do dia 22 de janeiro no Maxi Shopping Jundiaí. Vai espalhar sua alegria pela Praça das Bandeiras em um projeto que beneficia a Bem-Te-Vi e o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa.

A mostra conta com 25 diferentes painéis e reúne mais de 600 fotos de autoria de Edu Cerioni, José Clóvis (Pardal) de Oliveira, Henrique Ramalho, Dago Nogueira, João Ballas e Tule Celante, um mosaico da festa mais popular para o jundiaiense, tradição que começou em 1994 com Erazê Martinho e hoje é comandada por Gisela Vieira. Todas as imagens estão também no livro do Refogado que será lançado em fevereiro.

Os personagens que marcaram a história do bloco estão todos em destaque, a exemplo das rainhas, princesas e príncipes, além dos cantores e instrumentistas da bandinha. Tem Sandra e Diva também, que inspiraram o nome San+Di.

Hoje o Refogado do Sandi é Patrimônio Cultural Imaterial de Jundiaí, tendo arrastado cerca de 40 mil pessoas em seu desfile de 2018, pelas ruas Barão de Jundiaí e Rosário, no Centro. Agora em 2019 vai balançar a cidade no dia 1º de março.

A exposição fica em cartaz no Maxi de 22 de janeiro a 21 de fevereiro de 2019. A visitação é gratuita.
 
Depois, irá para o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, onde será feito um leilão dos 25 painéis, cada um deles medindo 60 cm x 50 cm com moldura de madeira. O preço mínimo para cada peça será de R$ 69,90, sendo que o maior lance leva e todo o dinheiro arrecadado será revertido para o Centro de Atendimento à Síndrome de Down Bem-Te-Vi Jundiaí (95% do total) e também ao Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, a "casa do Refogado" (5%).

O projeto é organizado por Edu Cerioni e tem o patrocínio de Maxi Shopping Jundiaí, Uniodonto Jundiaí, Foto Visão, Rosana Joias e Jund Rol Rolamentos.

O Maxi fica na Avenida Antonio Frederico Ozanan, 6.000, Vila Rio Branco. O Gabinete é na rua Cândido Rodrigues, 301, Centro.