Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

05/12/2018



VIA PARQUE SHOPPING PROMOVE PELO SEGUNDO ANO O “NATAL AZUL” PARA JOVENS E CRIANÇAS COM AUTISMO


Para muitas famílias enfrentar filas em shopping para tirar foto com o Papai Noel é algo simples. Diferente para aquelas que possuem crianças com necessidades especiais, como o autismo. O Via Parque Shopping fará, pelo segundo ano consecutivo, um natal inclusivo, nos próximos dias 9 e 16 de dezembro. A iniciativa é uma parceria com o Grupo Mundo Azul – grupo de pais de crianças com transtorno do espectro autístico –TEA, CID F 40. Neste evento, crianças e jovens autistas terão a chance de conhecer e interagir com o Bom Velhinho. A ideia é que eles consigam brincar livremente na decoração de Natal em um ambiente sossegado, fora da agitação do mês de dezembro.

Denominado “Natal Azul” – cor que simboliza o Dia Mundial pela Conscientização pelo Autismo –, o evento terá um esquema de funcionamento especialmente montado pelo Via Parque Shopping, que irá abrir as portas mais cedo, para que crianças e jovens com autismo possam tirar fotos com o Papai Noel e ter oportunidade de interagir com o Bom Velhinho. Os convidados especiais irão desfrutar de um ambiente calmo e tranquilo, sem a habitual agitação típica da época natalina, perfeito para um momento inesquecível. A ideia é fazer com que eles possam viver essa experiência, num momento único e mágico.

“Algumas crianças e jovens com autismo não conseguem frequentar lugares com muito movimento, como shoppings, por exemplo. Dificilmente eles teriam a oportunidade de ver e interagir com o Bom Velhinho. O Via Parque está fazendo isso porque é um shopping da família e das crianças, nós queremos garantir o direito de toda a criança a se divertir no Natal. Ao observar essa dificuldade, decidimos preparar o shopping especialmente eles, que terão uma experiência única de Natal. A iniciativa do ano passado foi um sucesso. Queremos proporcionar mais uma vez um momento mágico e inesquecível. Afinal a magia do Natal não tem idade, afirma Eliza Santos, gerente de marketing do Via Parque Shopping.

Formado por pais de crianças com transtorno do espectro autístico –TEA, CID F 40º, o Grupo Mundo Azul tem como objetivo social informar e conscientizar a sociedade sobre o autismo.

Sobre o Autismo:

O autismo é uma desordem neurobiológica e apesar de ser desconhecida a causa, sabe-se que compromete o desenvolvimento do indivíduo, afetando cada criança de forma única.

Os indivíduos que são diagnosticados com algum grau dentro do Espectro Autístico apresentam o seguinte tripé, ou tríade de sintomas: Dificuldade na comunicação verbal e não-verbal; Falha na interação social recíproca; Comprometimento da imaginação com repertório restrito de interesses e atividades.

Atualmente, o autismo afeta mais de 1,5% da população pediátrica Mundial, segundo dados do CDC - Center of Disease Control, centro de controle e prevenção de doenças norte americano. Recente pesquisa norte americana, divulgada em março último, estima-se que 1 à cada 68 crianças sejam autista. Calcula-se que em nosso país, tenhamos pelo menos 2 milhões de autistas.

Apesar de não haver um tratamento curativo para o autismo, sabe-se hoje que é tratável. Assim, quanto antes algumas técnicas comportamentais e educacionais forem iniciadas, maiores serão as chances de recuperação, proporcionando ao indivíduo com TEA, chances de chegar a uma vida adulta independente e autônoma.

Por esse motivo é fundamental que o diagnóstico seja feito precocemente e que as intervenções terapêuticas estejam disponíveis e sejam iniciadas o quanto antes.

Criado pela ONU em 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado no dia 02 de abril. Partindo da premissa de que a informação é a principal aliada no combate ao preconceito, o Mundo Azul vem investindo em ações de conscientização, informando para a população sobre o transtorno.

Sobre a decoração de Natal:

A decoração do Via Parque Shopping tem como tema o “Natal Mágico da Peppa”,que recriou a casa dos personagens na praça de eventos, trazendo o universo de magia para shopping. Dentre os destaques, está o carro do Papai Pig, um simulador no qual as crianças poderão embarcar em uma viagem superdivertida. Durante o filme, os pequenos terão que usar capas de chuvas. A réplica da casa da Peppa, que está aberta para visitação, é um sucesso. A garotada pode entrar para conhecer os principais cômodos, até chegar ao quarto da Peppa e do George, onde sobe no beliche (labirinto vertical) para descer pelo escorregador que está do lado de fora da casa. As crianças maiores também têm uma atração especial. Um divertido tobogã que sai do segundo piso. O cenário também tem personagens 3D para os pequenos poderem tirar fotos, além do tradicional trono do Papai Noel. As atividades são gratuitas para crianças de diversas idades.