Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

28/11/2018



ARTESÃS DO SERTÃO NORDESTINO CRIAM DECORAÇÃO DE NATAL EM CROCHÊ PARA O RIO DESIGN LEBLON



Fugir da decoração tradicional de Natal e trazer um toque de ousadia e brasilidade para a data. Essa foi a ideia coordenada pela designer Raquell Guimarães e o artista Marcelo Misailidis, em parceria com as mulheres da cooperativa Artfio, de Curral Grande, no Ceará, e a Círculo S/A, maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina.  O projeto, feito todo em crochê, está instalado no shopping Rio Design Leblon e ficará exposto até a primeira semana de janeiro. Além da decoração, o espaço terá oficinas gratuitas de amigurumi para crianças e adultos.

Com o trabalho primoroso de 12 artesãs da cooperativa Artfio, o trabalho de seis meses se transformou em uma incrível e enorme árvore de Natal toda feita em crochê que enfeita os quatro andares próximo à escada rolante do Rio Design Leblon, na Zona Sul do Rio. As mulheres fizeram também renas que compõem o cenário do Papai Noel e há ainda o crochê que enfeita as árvores externas do empreendimento. A ideia criativa da decoração partiu da Raquell Guimarães, da marca Doiselles, e do coreógrafo e bailarino Marcelo Misailidis. “Marcelo quis surpreender na decoração de natal do shopping Rio Design Leblon. Ao invés de fazer uma decoração previsível, tradicional, como todos os centros comerciais fazem, ele inovou substituindo o tradicional pinheiro verde nevado por uma árvore crochetada por artesãs no sertão nordestino”, comenta Raquell.

A ideia foi produzir uma árvore em crochê que preenchesse os quatro andares de escadas rolante. “Neste ponto contamos com a parceria da Círculo S/A, pois a marca possui o único fio disponível no mercado nacional que oferece rendimento ao tamanho da obra, o fio Nordic”, completa Raquell. Para revestir os troncos das árvores na calçada do shopping também foi usado um fio da Círculo S/A, o Mollet, ideal para áreas externas, pois é feito de acrílico, e por isso, resiste aos fatores ambientais, indicado para seguir a proposta de ser um enfeite permanente. Essas malhas de crochê que enfeitam troncos de árvores é um tipo de trabalho que é a marca registrada das artesãs de Curral Grande, que já ganhou destaque nacional e que tem como madrinha a cantora Marisa Monte, que se encantou com o trabalho impecável desta cooperativa e tem uma relação de imensa admiração e carinho, ajudando a dar visibilidade e renda a elas. As renas, que ficam no cenário do Papai Noel, foram feitas com o fio Apolo Barroco, também da Círculo S/A. No total, foi usada uma quantidade de fios que, em linha reta, alcança a metragem da Ponte Rio-Niterói.

Para envolver a comunidade e contagiar a todos a entrarem no clima natalino, serão oferecidas oficinas gratuitas para crianças e adultos num espaço exclusivo dentro do Shopping. A professora do time de artesãos da Círculo S/A, Renata Vieira, vai ensinar as crianças a confeccionarem um cachecol com a técnica de tricô de dedo e os adultos vão aprender a fazer uma mini guirlanda em crochê. As aulas serão nos dias 3, 5, 10 e 11 de dezembro em dois momentos, às 14h e às 18h. Para participar, basta chegar com antecedência no local. As vagas são limitadas e os participantes ganharão material para fazer a aula. “Somos muito gratos à Círculo S/A e a todos os parceiros que embarcaram nesta iniciativa, que busca revelar potenciais incríveis do nosso Brasil, como o trabalho da Artfio. Trouxemos ao público da Zona Sul do Rio toda a sensibilidade e talento dos rincões brasileiros”, pondera Raquell. A decoração estará disponível até a primeira semana de janeiro no shopping.

Serviço:

O quê: Oficinas gratuitas de amigurumi – para adultos e crianças

Quando: 3, 5, 10 e 11 e dezembro. Às 14h e às 18h.

Onde: Shopping Rio Design Leblon - Avenida Ataulfo de Paiva, 270 – Leblon

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:

Patrícia Wippel – litoral2@grupoodp.com.br - + 55(47) 3346-3797 / (47) 99994-1265

Círculo S/A

Instagram: @circuloprodutos

Facebook: /circuloprodutos

Aplicativo gratuito iOS e Android: Love Círculo