Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

28/11/2018



EXPOSIÇÕES NO PÁTIO CIANÊ SHOPPING TRAZEM HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E HISTÓRIA DO BAIRRO JÚLIO DE MESQUITA


Mais do que um espaço para as compras, o Pátio Cianê Shopping já se consolidou como um local de entretenimento, lazer e cultura. Com isso, tem recebido diversos eventos e exposições de artistas de Sorocaba e região.

Neste mês, duas exposições foram inauguradas no shopping. Uma delas é do artista Jorge Cammarano e é promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).

A exposição “Alimentarte” está no corredor do Bloco B, Piso 1, em frente à Casa do Artesão, e reúne 40 desenhos feitos com tintas à óleo e acrílica, além de carvão, caneta esferográfica e lápis aquarela.

As obras são uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20, e seu objetivo é promover a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade. Compostas por muitos sentimentos e significados, as obras se alinham à luta antirracista e em defesa de uma sociedade plenamente democrática, sem discriminações, sem mordaças e sem desigualdades.

O artista Jorge Cammarano atualmente mora na Bahia, mas já viveu em Sorocaba e se diz agradecido por poder expor sua arte na cidade, local onde construiu coisas importantes. “A possibilidade de expor parte do meu trabalho nesta cidade onde morei e trabalhei aproximadamente por 15 anos é motivo de agradecimentos a todos os envolvidos nesta exposição”, declara.

25 anos do bairro Júlio de Mesquita Filho

Outra exposição que pode ser conferida no Pátio Cianê reúne história e nostalgia em um só lugar. “Memórias: 25 anos de Sorocaba 1 a Júlio de Mesquita” é um projeto idealizado por Cleusa Prado, moradora do bairro desde de sua criação.

As fotos trazem a atualidade um pouco da história do que era, em 1992, o maior conjunto habitacional da América Latina, com 3.506 casas e mais de 14 mil habitantes. As fotos podem ser conferidas até o dia 6 de janeiro. Após essa data, elas serão colocadas em uma cápsula do tempo que será depositada na avenida principal do bairro.

A exposição está no corredor do Bloco B, no Piso 1, próximo à Hering, e pode ser vista no horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h.

*Com informações da Prefeitura de Sorocaba.

SERVIÇO

Exposição “Alimentarte”

Data: até 5 de dezembro de 2018

Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h

Local: Bloco B, Piso 1 – em frente à Casa do Artesão 

Exposição  “Memórias: 25 anos de Sorocaba 1 a Júlio de Mesquita”

Data: até 6 de janeiro de 2019

Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h

Local: Bloco B, Piso 1 – em frente à Hering