Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

11/11/2015



SONAE SIERRA BRASIL APRESENTA CRESCIMENTO DE 3,5% NA RECEITA LÍQUIDA E SOMA R$ 83,4 MILHÕES NO 3T15


 

• O aluguel nas mesmas lojas (SSR) apresentou crescimento de 6,4% no 3T15

• A taxa de ocupação no portfólio maduro permaneceu elevada em 97,2% no período

• Expansão do Uberlândia Shopping, inaugurada em novembro, está 100% locada e adicionará mais 8 mil m² de ABL ao empreendimento

 

Sonae Sierra Brasil S.A. (BM&FBovespa: SSBR3), uma das maiores incorporadoras, proprietárias e administradoras de shopping centers do Brasil, anuncia seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2015 (3T15). A receita líquida totalizou R$ 83,4 milhões no trimestre, crescimento de 3,5% em relação ao 3T14, e o EBITDA ajustado do trimestre foi de R$ 58,3 milhões, 1,9% acima do 3T14.

No período, as vendas totais dos lojistas nos dez shoppings do portfólio da companhia totalizaram R$ 1,1 bilhão, aumento de 0,9% em relação ao 3T14. As vendas dos lojistas no portfólio maduro da companhia continuaram a ser impactadas pelo fraco ambiente do varejo, porém, foram compensadas pelo forte crescimento de vendas dos novos shoppings.

Com a desaceleração do consumo, no 3T15 as vendas nas mesmas lojas (SSS) apresentaram redução de 1,6%, totalizando R$ R$ 903/m² mensais. Os lojistas de moda e eletroeletrônicos foram os mais afetados pelo momento econômico adverso; em contrapartida, a boa temporada de cinema impulsionou a venda de ingressos, levando a um aumento de 8% de SSS no segmento de lazer. Os shoppings Passeio das Águas e Boulevard Londrina, localizados respectivamente em Goiânia e Londrina, reportaram SSS robusto, impactando positivamente os dados globais da companhia.


Apesar da desaceleração das vendas dos lojistas, o aluguel nas mesmas lojas (SSR)  continuou crescendo, com um aumento de 6,4% em comparação ao 3T14. O SSR continuou se beneficiando da combinação de altas taxas de ocupação dos shoppings maduros e do contínuo processo de maturação dos shoppings mais novos, representados pelo Boulevard Londrina Shopping, que apresentou crescimento de SSR de aproximadamente 15%, e pelo Passeio das Águas Shopping, que reportou aumento de SSR superior a 14%.

 

O cenário macroeconômico do Brasil no 3T15 manteve a tendência observada no primeiro semestre do ano, com grande pressão inflacionária e desaceleração da atividade econômica, o que tem gerado um cenário desafiador e os obstáculos significativos deverão continuar no curto prazo para consumidores, varejistas e shoppings.

Devido ao cenário macro, a demanda por espaços comerciais em todo o Brasil diminuiu consideravelmente, contudo, o portfólio da Sonae Sierra Brasil mostra sinais positivos, com a empresa investindo em projetos de melhorias como a nova área de restaurantes do Parque D. Pedro e a expansão do Uberlândia Shopping.  As obras na nova ala de alimentação em Campinas estão bastante avançadas e devem ser concluídas ainda em novembro; a expansão na cidade mineira, que inaugurou a primeira etapa em 3 de novembro, visa complementar o mix de lojas e está 100% locada.

Apesar das adversidades, a Sonae Sierra Brasil apresenta um balanço robusto que proporciona estabilidade para enfrentar as adversidades macroeconômicas no curto prazo, assim como flexibilidade para aproveitar potenciais oportunidades de crescimento. Enquanto se prepara para um novo ciclo de crescimento, a empresa continua a perseguir eficiência incremental em seus shoppings, promovendo iniciativas para redução de custos, realizando revitalizações e atualizando o mix de lojas.

ANEXOS



Sobre a Sonae Sierra Brasil

Sonae Sierra Brasil (www.sonaesierrabrasil.com.br) é uma empresa especialista em shopping centers e uma das principais proprietárias, desenvolvedoras e administradoras do Brasil.

A empresa é proprietária de 10 shopping centers em operação: Plaza Sul, Campo Limpo e Boavista (São Paulo-SP), Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo-SP), Franca Shopping (Franca-SP), Parque D. Pedro Shopping (Campinas-SP), Manauara Shopping (Manaus-AM), Uberlândia Shopping (Uberlândia–MG), Boulevard Londrina Shopping (Londrina-PR) e Passeio das Águas Shopping (Goiânia-GO), e administra mais dois shoppings de terceiros: Tivoli Shopping (Santa Bárbara d'Oeste-SP) e Shopping Penha (São Paulo-SP), totalizando 505,5 mil m2 de Área Bruta Locável (ABL) e 2.503 lojas. A empresa segue sua estratégia de crescimento com a expansão e a revitalização do Franca Shopping, do Parque D. Pedro e do Uberlândia Shopping.

A sustentabilidade é uma das preocupações essenciais da Sonae Sierra Brasil, presente em todas as áreas da empresa. A empresa foi a primeira do setor a certificar os seus Sistemas de Gestão Ambiental (norma ISO 14001) e de Gestão de Segurança & Saúde (norma OHSAS 18001), distinções que atestam a qualidade e as boas práticas implementadas nessas áreas.

A Sonae Sierra Brasil também investe em inovação através do Digital Experience, programa que tem por objetivo conectar os consumidores com os centros de compras, por meio de inovação tecnológica contínua, como serviços digitais e sociais, interatividade e experiências digitais indoor.