Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

14/11/2018



ALUNOS DE ESCOLAS MINEIRAS REALIZAM FEIRA DE EMPREENDEDORISMO NO MINAS SHOPPING


                                                                    

Pelo segundo ano consecutivo, o Minas Shopping vai receber a feira de empreendedorismo do programa “Miniempresa”. Nos dias 15 e 16 de novembro, das 10h às 22h, 48 empreendimentos montados por alunos de escolas públicas e privadas de Belo Horizonte, região metropolitana e interior do Estado estarão no evento. Participarão da feira cerca de 400 estudantes, entre 15 e 17 anos, que integram o programa Meu Primeiro Negócio —uma parceria entre o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e a Junior Achievement Minas Gerais. O espaço ficará próximo à entrada da Portaria 5.

Na quinta e sexta-feira, os visitantes poderão adquirir artigos produzidos pelos próprios estudantes, como luminárias, chaveiros, quadros decorativos, organizadores, canecas, luvas antiestresse, suportes para carregadores de celulares, amplificadores, velas e doleiras. Os preços variam de R$ 10 a R$ 35. Além disso, no primeiro dia de evento, será realizada uma palestra sobre empreendedorismo voltada para os estudantes expositores. A apresentação, que marca o início da feira, será realizada em uma sala de cinema do Minas Shopping.

A feira permite que os alunos tenham uma experiência na criação e operação de uma empresa, além de terem noções de economia e negócios.A empresa, criada pelos alunos, tem fundamentos e áreas bem definidas, semelhantes a uma instituição convencional, com setores de produção, finanças, recursos humanos, liderança e marketing.

O programa “Miniempresa”, que ocorre desde 2003 em Minas Gerais, foi desenvolvido pela primeira vez no Minas Shopping no ano passado. Os resultados, segundo o gerente de operações da JAMG, Jonatan Mendes, superaram as expectativas. “O retorno dos jovens foi muito positivo e houve um feedback excelente também com relação às vendas. Ao todo, o faturamento chegou a quase R$ 12 mil. Participaram, contabilizando os dois semestres, 28 escolas, que venderam cerca de 800 produtos”, destaca. Ele complementa que, para este ano, as expectativas também são muito positivas. “A edição deste ano contará com a participação de diversas escolas do interior. Além disso, o programa ‘Meu Primeiro Negócio’ tem impactado milhares de jovens em todo o Estado”, declara. 

O projeto de criação de uma miniempresa é possível em função do programa “Meu Primeiro Negócio”, iniciativa que conta com o apoio de voluntários treinados e acompanhados. “O programa trabalha mais do que a criação de uma empresa dentro das escolas. Em todo o processo, os estudantes precisam caminhar sozinhos. Ao final, vemos que os jovens desenvolvem muita autonomia”, afirma Mendes.

Para o gerente de Marketing do Minas Shopping, Christian Magalhães, o evento é uma oportunidade de os alunos colocarem em prática seu lado empreendedor em um ambiente de mercado real como um shopping center. "É um orgulho para o Minas Shopping contribuir para a realização da feira ‘Miniempresa’, que fomenta o empreendedorismo entre jovens, que certamente se tornarão multiplicadores”, comenta.

Sobre o programa Meu Primeiro Negócio

O programa “Meu Primeiro Negócio” é um projeto de educação empreendedora que tem como principal objetivo promover a cultura empreendedora entre estudantes do ensino médio de escolas estaduais. Ao longo de 12 semanas, monitores, voluntários (das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção) e estudantes se encontram semanalmente para aprender conceitos, como livre iniciativa, mercado, produção e comercialização.

Os encontros ocorrem no contraturno escolar, quando os alunos têm o desafio de criar e operacionalizar uma empresa estudantil. Os estudantes definem, por exemplo, capital social, elegem uma diretoria, comercializam ações e produzem seus produtos.

O “Meu Primeiro Negócio” é uma iniciativa do Governo de Estado de Minas Gerais, em parceria com a Junior Achievement Minas Gerais, liderado pela Sedectes em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Serviço:

Feira de Miniempresas

Local: Portaria 5 do Minas Shopping

Data: 15 e 16 de outubro (quinta-feira e sexta-feira)

Horário: das 14h às 20h (quinta-feira) e das 10h às 22h (sexta-feira)

Sobre o Minas Shopping

Avenida Cristiano Machado, 4000 – União – Belo Horizonte (MG)

Telefone: (31) 3429-3500

Site: www.minasshopping.com.br

Facebook: www.facebook.com/Minasshopping

 

Horário de funcionamento

Lojas: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.

Praça de Alimentação: de segunda-feira a sábado, das 10h às 23h; domingos e feriados, das 10h às 22h.

Academia Plataforma: de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h; sábados, das 9h às 16h; domingos e feriados, das 9h às 13h.

Axial: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; sábados, das 7h às 13h.

Madero: de segunda-feira a domingo, das 11h30 às 23h.

Momento Super Nosso: de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h.

Inaugurado no dia 25 de setembro de 1991, o Minas Shopping completa 27 anos em 2018, totalmente integrado à vida da comunidade da região nordeste da capital mineira. Com cerca de 360 lojas, o shopping ocupa um terreno de 85,7 mil metros quadrados, sendo aproximadamente 118 mil metros quadrados de área construída e 50 mil metros quadrados de ABL. O volume de vendas é de cerca de R$ 700 milhões por ano – o maior faturamento de todos os shoppings de Minas Gerais.

O Minas Shopping é o primeiro shopping de Belo Horizonte a ter uma estação de metrô integrada e conta com estação do BRT/Move em frente, além de 2.500 novas vagas cobertas e novas lojas na área da expansão. O shopping transformou a região nordeste da cidade em um dos principais polos de crescimento da capital mineira, com a atração de novos empreendimentos para os bairros próximos.

O Minas Shopping tem ampliado o mix de serviços, opções de compras e lazer, com a inauguração de lojas de vários segmentos nos últimos meses, entre elas Momento Super Nosso, Madero, Lullo Gelato e academia Plataforma. Recentemente, ampliou a disponibilidade de acesso wi-fi gratuito para os clientes. Os investimentos realizados, além dos eventos licenciados e da ampliação do mix, conferiram ao Minas Shopping os prêmios Top Of Mind 2017 e Abrasce (em 2017 e 2018) nas categorias "Marketing, Eventos e Promoções" e "Marketing, Eventos e Promoções de Natal".

 

Sobre a AD Shopping

A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do país, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 36 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 27 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. Visite:www.adshopping.com.br.